|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37189
|
Title: | Design para a educação: estratégia de comunicação visual e interativa no apoio ao combate da desflorestação |
Authors: | Farinha, Raquel Caetano |
Advisors: | Ruivo, Inês Secca Silva, Célia Maria Figueiredo |
Keywords: | Design para o ambiente Desflorestação Lúdico Pedagógico Empático Design for the environment Deforestation Playful Pedagogic Empathetic |
Issue Date: | 4-Jul-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A desflorestação é um dos graves problemas ambientais que afetam
o mundo. Uma das principais causas são os produtos e alimentos con
-
sumidos diariamente. Isto só acontece quando as pessoas dão priori
-
dade ao uso das áreas florestais para seu próprio benefício, desfavore
-
cendo a sua gestão sustentável.
Este trabalho de investigação pretende contribuir para a sensibilização
e educação sobre o impacto que a desflorestação tem para o nosso
planeta a nível económico, social, ambiental e cultural. Pretende-se
atingir o público infantil, dos 7 aos 10 anos de idade. Ao educarmos
de forma atrativa e lúdica as crianças, o futuro da humanidade, é mais
fácil dos mesmos crescerem com esses princípios e saberem distinguir
os produtos certos dos inadequados, ajudarem a proteger as espécies
ameaçadas e, consequentemente, ajudarem a aliviar o problema at
-
ravés das suas escolhas.
As metodologias usadas no processo de investigação são qualitativas
mistas. A etapa passiva é composta por uma observação indireta onde
são analisados casos de estudo e é realizada a revisão de literatura.
Num segundo momento, é executada uma etapa ativa, onde o objetivo
é trabalhar no projeto, analisar os grupos de foco e recorrer a real
-
ização de testes do protótipo inicial.
Verificou-se que é fundamental educar a mudar os hábitos de con
-
sumo da população através de estratégias para permitir que as cri
-
anças coloquem em prática comportamentos ambientalmente corre
-
tos. Em suma, ainda existe sobrevalorização dos produtos florestais e
falta de informação relativamente a esta problemática. O nosso papel
enquanto designers, nesta temática, pode contribuir para a redução
do problema; - Title Design for Education: Visual and Interactive Communication
Strategy in Support to Combat Deforestation
Abstract:
Deforestation is a severe environmental problem that affect the earth.
One of the main causes is the products and food consumed daily. This
only happens when people prioritize using forest areas for their bene
-
fit, disfavoring their sustainable management.
This research work intends to educate and create awareness about de
-
forestation’s impact on our planet at an economic, social, environmen
-
tal, and cultural level. It is intended to reach children from 7 to 10 years
old. By educating children, the future of humanity, in an attractive and
playful way makes it easier for them to grow up with these principles
and know how to distinguish the right products from the most inappro
-
priate ones, succor protection to endangered species, hence easing
the problem through their choices.
This project is developed through a qualitative mixed method. There
is a passive stage, where an indirect observation is going to occur
through case studies analysis and literature review. Afterwards there is
an active stage with the intention to work on the project by focus group
analysis and prototype testing.
It was verified that it’s fundamental to educate to change the popula
-
tion’s consumption habits through strategies to allow children to put
into practice environmentally correct behaviors. In short, there is still
an overvaluation of forest products and a need for more information
regarding this issue. Our role as designers in this theme can contribute
to reducing the problem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37189 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|