Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/37187
|
Title: | A música tradicional portuguesa: o cante alentejano como instrumento de aprendizagem da trompa na iniciação e no ensino básico |
Authors: | Rúbio, Rui Miguel Rico |
Advisors: | Dilema, Mauro |
Keywords: | Trompa Aprendizagem Cante Alentejano Iniciação e Básico French Horn Learning Cante Alentejano Beginning and Basic |
Issue Date: | 20-Jun-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório de estágio aborda o cante alentejano como instrumento de
aprendizagem da trompa na iniciação e no ensino básico. Encontra-se dividido em duas
partes distintas.
A primeira é referente ao Relatório de Estágio de Prática de Ensino Supervisionada
no Ensino Vocacional de Música (PESEVM), realizado no Conservatório Regional do
Baixo-Alentejo, na classe de Trompa do Professor Jorge Barradas.
A segunda corresponde à fase da investigação levada a cabo pelo autor e tem como
objetivo a criação de material de estudo para os alunos de trompa desde a iniciação até o
quinto grau de ensino. O material usado são modas alentejanas do Baixo-Alentejo, tendo
sido estas escolhidas com base na sua dificuldade bem como na sua popularidade na região,
tentando assim colmatar a falta de repertório nos graus intermédios de aprendizagem da
trompa.
Ao nível da metodologia, foi realizada uma investigação de carater misto, de forma
a aperfeiçoar o material de estudo com base nas experiências durante a PESEVM, sustentado
na literatura da especialidade na análise documental.
Os materiais criados foram aplicados em contexto de aprendizagem no geral e em
particular em ambiente escolar, podendo assim contribuir para a aprendizagem dos alunos
de trompa; - Traditional Portuguese music: cante alentejano as an instrument for learning the
horn in initiation and basic education
Abstrat:
This Internship Report addresses cante alentejano as an instrument for learning horn
in beginning and basic education.
This document is divided into two distinct parts.
The first refers to the Internship Report for Supervised Teaching Practice in
Vocational Music Teaching, carried out at the Baixo-Alentejo Regional Conservatory, in
Professor Jorge Barradas' horn class.
The second corresponds to the research phase carried out by the author and aims to
create new study material for horn students from beginners to fifth-graders. The material
used is Alentejo modas from the Baixo-Alentejo region, chosen on the basis of their
difficulty as well as their popularity in the region, in an attempt to make up for the lack of
repertoire at intermediate levels of horn learning.
In terms of methodology, the author carried out mixed research in order to perfect
the study material based on his experiences during the PESEVM, supported by the necessary
literary work as well as an exhaustive documentary analysis to guide this whole process.
The materials created were applied in a learning context in general and in particular
in a school environment, thus improving the learning of horn students. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37187 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|