Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/37160

Title: Relação entre exigências emocionais e engagement: Papel dos recursos laborais estruturais
Authors: Viseu, João
Jesus, Saúl Neves
Rodrigues, Sandra
Ruiz, Ana Paula
Semedo, Carla
Keywords: COVID-19
Engagement no trabalho
Exigências emocionais
Exigências-Recursos
Recursos laborais estruturais
Issue Date: Jan-2024
Publisher: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
Citation: Viseu, J., Jesus, S. N., Rodrigues, S., Ruiz, A., & Semedo, C, (2024, janeiro). Relação entre exigências emocionais e engagement: Papel dos recursos laborais estruturais. 15.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Egas Moniz, School of Health & Science, Almada, Portugal.
Abstract: A pandemia de COVID-19 contribuiu para uma degradação das condições psicossociais de trabalho (e.g., aumento das exigências emocionais), especialmente em profissões ligadas à área dos serviços humanos. Para atenuar os efeitos negativos dos fatores de risco psicossociais nos processos de trabalho é fulcral identificar possíveis variáveis moderadoras. Esta investigação testou o papel moderador dos recursos laborais estruturais (i.e., fatores relacionados com as funções e que podem ser modificados) na relação entre as exigências emocionais e o engagement no trabalho numa amostra de psicólogos portugueses, seguindo as premissas do Modelo Job Demands-Resources (JD-R). Foi adotada uma metodologia quantitativa recorrendo a um design transversal e a instrumentos de autorresposta. Participaram neste estudo 963 psicólogos (89.4% do sexo feminino), a maioria com 35-44 anos (39.5%) e que trabalha entre 36-40 horas semanais (36.9%). Observou-se que os recursos laborais estruturais moderaram a relação entre as exigências emocionais e o engagement no trabalho, i.e., à medida que os recursos estruturais do trabalho aumentam menor será o efeito prejudicial das exigências emocionais no engagement no trabalho. Pode-se concluir que as organizações devem facultar aos seus trabalhadores estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, bem como devem estimular a sua autonomia no desempenho das funções.
URI: Egas Moniz, School of Health & Science, Almada, Portugal.
Egas Moniz, School of Health & Science, Almada, Portugal.
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http://hdl.handle.net/10174/37160
Type: lecture
Appears in Collections:PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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