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http://hdl.handle.net/10174/37081
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Title: | A Comunicação interna eficaz como instrumento de promoção da qualidade: análise das perceções dos agentes educacionais |
Authors: | Martins, Ana Rita dos Santos |
Advisors: | Saraiva, Maria Margarida Serra Marques Martins de Moura |
Keywords: | Comunicação interna Agentes educativos Instituição educacional Eficácia Canais de comunicação Internal communication Educational agents Educational institution Effectiveness Communication channels |
Issue Date: | 28-May-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Um dos principais desafios organizacionais refere-se à comunicação interna entre
todos os seus membros, uma vez que esta contribui para o aumento da confiança,
transparência, colaboração, inovação, promoção da qualidade, desempenho global e,
consequentemente, para a eficácia da mesma. Pelo que, com a presente dissertação
pretende-se avaliar a eficácia da comunicação interna e o seu impacto nos
comportamentos dos agentes educativos em instituições de ensino. Para o efeito, foram
aplicados inquéritos por questionários e entrevistas semiestruturadas a 11 trabalhadores
de uma instituição educacional. Os resultados obtidos mostram que a comunicação
interna na instituição é bastante eficaz ou satisfatória, tendo diversos canais de
comunicação, o que incentiva a motivação, satisfação laboral e a qualidade das interações.
Contudo, é necessária uma maior atribuição de feedback por parte dos superiores
hierárquicos, gestão de ruídos comunicacionais e uma maior transparência na transmissão
de algumas informações, de modo a aumentar a eficácia da comunicação interna; - Abstract:
Effective Internal Communication as a Tool for Quality Promotion: Analysis of
Educational Agents´
One of the main organizational challenges refers to internal communication
between all its members, as this contributes to increasing trust, transparency,
collaboration, innovation, promoting quality, overall performance and, consequently, its
effectiveness. Therefore, the objective of this dissertation is to evaluate the effectiveness
of internal communication and its impact on the behaviors of educational agents in
educational institutions. To this end, questionnaire surveys and semi-structured
interviews were applied to 11 workers from an educational institution. The results
obtained show that internal communication in the institution is quite effective or
satisfactory, with several communication channels, which encourages motivation, job
satisfaction and the quality of interactions. However, greater feedback is needed from
superiors, management of communication noise and greater transparency in the
transmission of some information, to increase the effectiveness of internal
communication. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/37081 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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