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http://hdl.handle.net/10174/36705
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Title: | CRONO-DESENVOLVIMENTO DO QUADRANTE NOROESTE DA CIDADE DE ÉVORA (PORTUGAL): A IMPLANTAÇÃO DE DUAS CASAS RELIGIOSAS COMO FATOR POTENCIADOR DE NOVO TECIDO URBANO |
Authors: | Monteiro, Maria Filomena Tereno, Maria do Céu |
Editors: | Oliveira, Profª Drª Antonella Carvalho de |
Keywords: | Urbanismo; Malha Urbana; Património; Carto-iconografia |
Issue Date: | 12-Mar-2024 |
Publisher: | Atena Editora |
Abstract: | RESUMO: Évora foi ocupada por povos
com culturas e origens muito díspares:
romanos, godos e, por último, em 715,
muçulmanos. A religião cristã foi introduzida
durante o período de ocupação romana,
assumindo protagonismo e práticas
diferenciadas. No início do século XVI a
área urbana encontrava-se totalmente
amuralhada e os antigos Arrabaldes
integravam a nova malha urbana. Por
razões defensivas permaneceram livres
os espaços anexos à recém-construída
muralha. As áreas ocupadas pelos
complexos monástico-conventuais (de São
Francisco, São Domingos, Santa Mónica,
Santa Clara, Nossa Senhora do Paraíso,
São João Evangelista, Santa Catarina de
Sena, Nossa Senhora do Monte Calvário,
Nossa Senhora da Graça, Nossa Senhora
do Carmo, Nossa Senhora das Mercês
e São José da Esperança), foram sendo
cada vez menores nas fundações mais
recentes, devido à densificação progressiva
do espaço urbano. A nível urbanístico
contribuíram para o desenvolvimento de
aglomerados urbanos iniciais caso dos
Arrabaldes de S. Francisco e S. Domingos.
O Convento de São Domingos de Évora
foi fundado, em 1286 sendo o segundo
complexo religioso urbano fundado na
cidade. A fundação do Mosteiro de Santa
Clara data de 1452. Este inseriu-se em
espaço urbano já fortemente condicionado,
contribuindo para a sua maior densificação.
Esta ocupação teve grande influência
no desenvolvimento da envolvente,
concorrendo para o crescimento coeso da
cidade, e posteriormente para o urbanismo
resultante da implantação destas casas
religiosas. As duas construções deixaram
marca na configuração urbana da cidade,
que se mantém atualmente. A análise
carto-iconográfica permitirá acompanhar a
evolução da cidade através de documentos
coetâneos, bem como fundamentar a
importância destas duas casas religiosas
no desenvolvimento do quadrante noroeste
da cidade. Este estudo pretende contribuir
para a preservação da memória das
Arquitetura e urbanismo em evolução: Tendências e desafios 2 Capítulo 2 15
gerações que nos antecederam, o conhecimento e valorização dos vestígios remanescentes
das antigas ocupações de cariz religioso, bem como da malha urbana onde se integram.CHRONO-DEVELOPMENT OF THE NORTH-WEST QUADRANT OF THE
CITY OF ÉVORA (PORTUGAL): THE ESTABLISHMENT OF TWO RELIGIOUS
HOUSES AS A FACTOR IN THE DEVELOPMENT OF A NEW URBAN FABRIC
ABSTRACT: Évora was occupied by peoples with very different cultures and origins: Romans,
Goths and finally, in 715, Muslims. Christianity was introduced during the period of Roman
occupation, assuming a leading role and different practices. At the beginning of the 16th
century, the urban area was completely walled off and the old Arrabaldes integrated the new
urban fabric. For defensive reasons, the spaces attached to the newly built wall remained
free. The areas occupied by the monastic-conventual complexes became gradually smaller
in the more recent foundations, due to the progressive densification of the urban space. In
urban terms, they contributed to the development of the initial urban agglomerations, such
as the neighbourhoods of S. Francisco and S. Domingos. The Convent of São Domingos in
Évora was founded in 1286 and was the second urban religious complex founded in the city.
The Santa Clara Monastery was founded in 1452. This was part of an urban area that was
already heavily conditioned, contributing to its densification. This occupation influenced the
development of the surrounding area, contributing to the cohesive growth of the city, and later
to the urbanism resulting from the establishment of these religious houses. The two buildings
left their mark on the city’s urban configuration to this day. The carto-iconographic analysis
makes it possible to follow the evolution of the city through contemporaneous documents, as
well as to substantiate the importance of these two religious houses in the development of the
north-west quadrant of the city. This study aims to contribute to the preservation of the memory
of the generations that preceded us, the knowledge and valorisation of the remaining vestiges
of the old religious occupations, as well as the urban fabric in which they are integrated. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36705 |
ISBN: | 978-65-258-2441-3 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CHAIA - Publicações - Capítulos de Livros
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