|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/36689
|
Title: | Pensamento espacial com crianças (Googlemaps, mapas e fotografias) |
Authors: | Agostinho, Ana Margarida Valente |
Advisors: | Borralho, António |
Keywords: | Pensamento espacial Geometria Creche Pré-escolar Spatial thinking Geometry Daycare Preschool |
Issue Date: | 18-Apr-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar, estando integradas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O relatório consiste numa investigação-ação decorrida em dois contextos, primeiramente num grupo de creche e de seguida com um grupo de pré-escolar, sendo cada um respetivo a uma instituição.
A dimensão investigativa segue uma abordagem qualitativa através da modalidade de investigação-ação, onde ao longo de um determinado período, foram implementadas tarefas de modo a promover o pensamento espacial nas crianças. Para tal, foi considerada a questão “De que forma o pensamento espacial pode ser promovido em contexto de creche e jardim de infância?”, com o objetivo geral de compreender o contributo do uso de materiais tecnológicos para o desenvolvimento do pensamento espacial das crianças. A partir desta, foram consideradas as duas questões fundamentais da investigação: Que aspetos do pensamento espacial desenvolveram as crianças com a realização das tarefas propostas? e em que que medida, o uso de determinados materiais pedagógicos, contribuíram para o desenvolvimento do pensamento espacial?
Para dar respostas às questões colocadas acima, foram propostas várias tarefas diferentes para crianças com as idades compreendidas entre um ano e três anos, que se encontravam a frequentar o contexto de creche, e um grupo de crianças com as idades entre os três e os seis anos, que frequentavam o pré-escolar. Para a observação e análise destas tarefas foi crucial a utilização das notas de campo retiradas diariamente, como registos fotográficos e até mesmo áudios de voz, as planificações e reflexões semanais e um guião de observação e as conversas informais que ocorreram com ambas as educadoras.
Por fim, podemos confirmar que as crianças conseguiram desenvolver aspetos relacionados com a temática: compreender e identificar a sua posição e deslocamento, manipular objetos, indicar a posição em relação a objetos ou pessoas e, descrever e identificar os pontos de referência tanto em construções como em fotografias e desenhos; - Spatial thinking with children (Googlemaps, maps, photographs)
Abstract:
This report was developed within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Nursery and Supervised Teaching Practice in Pre-School, being integrated into the study plan of the Master's in Pre-School Education. The report consists of an action research carried out in two contexts, firstly in a daycare group and then with a group of preschoolers, each corresponding to an institution.
The investigative dimension follows a qualitative approach through the action research modality, where over a certain period, tasks were implemented in order to promote spatial thinking in children. To this end, the question “How can spatial thinking be promoted in the context of daycare and kindergarten?” was considered, with the general objective of understanding the contribution of the use of technological materials to the development of children’s spatial thinking. From this, the two fundamental research questions were considered: What aspects of spatial thinking did the children develop when carrying out the proposed tasks? and to what extent did the use of certain pedagogical materials contribute to the development of spatial thinking?
To provide answers to the questions posed above, several different tasks were proposed for children aged between one and three years old, who were attending daycare, and a group of children aged between three and six years old, who attended preschool. For the observation and analysis of these tasks, it was crucial to use the field notes taken daily, such as photographic records and even voice audios, the weekly plans and reflections and an observation guide and the informal conversations that took place with both educators.
Finally, we can confirm that children were able to develop aspects related to the theme: understanding and identifying their position and displacement, manipulating objects, indicating their position in relation to objects or people, and describing and identifying reference points in both constructions and in photographs and drawings. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36689 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|