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http://hdl.handle.net/10174/36663
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Title: | Adaptation of the professional training of physiotherapists in function of the technological impact in their clinical practice: formative realities in the Iberian Peninsula |
Authors: | Siqueira, Tarciano Batista e |
Advisors: | Parraça, José Alberto Frade Martins Sousa, João Paulo Brites de |
Keywords: | Physiotherapy Technologies Rehabilitation Clinical skills Curriculum Development Higher education Fisioterapia Tecnologias Reabilitação Habilidades Clínicas Desenvolvimento de Curricular Ensino superior |
Issue Date: | 22-Mar-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Fisioterapia, Tecnologias, Reabilitação, Habilidades Clínicas, Desenvolvimento de Curricular, Ensino superior; - RESUMO:
Adaptação da Formação Profissional de Fisioterapeutas em Função do Impacto Tecnológico na Prática Clínica: Realidades Formativas na Península Ibérica.
Objectivo: O objetivo desta tese foi compreender de que modo está a ser interpretada e adaptada a formação profissional do fisioterapeuta em função do impacto tecnológico na prática clínica, identificando quais serão as necessidades de adaptação curricular da fisioterapia relativas ao avanço tecnológico na prática desse profissional a partir da análise de realidades formativas na Península Ibérica. Métodos: Esse trabalho é constituido por quatro estudos princiapais. Os dois estudos iniciais compõema fundamentação teórica e foram orientados pela declaração Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses PRISMA. Na sequência um estudo observacional de caráter multimetódológico, que analisa a estrutura de formação de fisioterapeutas em Instituições de Ensino Superior(IES)na Península Ibérica. Por fim um estudo que integra alunos finalistas de fisioterapia em uma abordagem Delphi. Resultados:O primeiro estudo de revisão sistemáticas indicou evidencias das tecnologias que se apresentameficientes na prática de reabilitação exercida pelos fisioterapeutas. A segunda revisão aborda métodos inovadores de ensino capazes de intermediar o aprendizado de novas habilidades na formação de fisioterapeutas contemporâneos. Um total de 4 IES acolheram a pesquisa in loco para observação direta de suas estruturas formativa. Nas abordagens Delphi obtivemos a participação de 62 alunos finalistas e 31professores e pesquisadores de fisioterapia representando os expertos da formação, nas IES envolvidas. Conclusão:O conjunto de estudos traz a luz novas perspectivas de inovação do currículo de fisioterapia nas IES com essa formação, pontuando aspectos que podem contribuir para educação formativa de qualidade e desenvolvimento de competências clínicas que facilitem à integração do profissional em formação em ambientes que usam a tecnologia para promover saúde de qualidade na reabilitação física de pacientes que necessitam dessa atenção. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36663 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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