|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/36596
|
Title: | Guia de autoavaliação da escola (e-book) |
Authors: | Fialho, Isabel Saragoça, José Silvestre, Maria José Gomes, Sónia Correia, Paula |
Editors: | CIEP |
Keywords: | Autoavaliação Guia Apoio |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | Fialho, I., Saragoça, J., Silvestre, M. J., Gomes, S., & Correia, A. P. (2023). Guia de autoavaliação da escola (e-book). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) 44pp. [ISBN: 978-972-778-369-4] |
Abstract: | Este Guia de Apoio à Autoavaliação das Escolas surge da intenção de uma equipa de
investigadores do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade
de Évora apoiar as escolas na construção ou consolidação dos seus processos de
autoavaliação institucional. Impulsionados pela participação e conhecimentos adquiridos
em diversos projetos , estudos e prestações de serviços , estes investigadores tencionam
desenvolver um trabalho de grande proximidade com as escolas, como garante de
desenvolvimento organizacional e da melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Pretendem apoiar os processos de autoavaliação das escolas, fornecendo informação,
orientações, sugestões e aconselhamento às equipas de autoavaliação, para que estas
possam desenvolver um trabalho mais sustentado e mais seguro, minimizando eventuais
dificuldades nos procedimentos e no comprometimento dos diferentes atores
organizacionais. O presente Guia surge, então, como um instrumento de apoio, que, numa
lógica de aproximação entre teoria e prática, destaca informação, orientações e sugestões
específicas, extremamente pertinentes (na perspetiva dos autores), a considerar nos
processos de decisão e de planeamento estratégico da autoavaliação institucional que
ocorrem nas escolas.
Assim, com este Guia pretende-se: 1) clarificar e contextualizar fundamentos e conceitos
básicos da avaliação das organizações escolares; 2) explicitar a pertinência e a utilidade da
avaliação enquanto estratégia política de promoção do desenvolvimento organizacional
necessário à melhoria da qualidade do serviço educativo; 3) contextualizar e justificar
procedimentos; e 4) fornecer referenciais e materiais (editáveis, para que possam ser
usados e adaptados de acordo com as necessidades, os interesses e as dinâmicas de cada
realidade educativa) que orientem e apoiem as escolas nas ações a desenvolver nas
diferentes etapas do seu Ciclo de Melhoria, nomeadamente em duas etapas fundamentais:
no processo de Autoavaliação e no Plano de Melhorias.
Pretende-se, ainda, que seja um instrumento de fácil leitura e consulta, bastante útil para os
seus utilizadores. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36596 |
ISSN: | 978-972-778-369-4 |
Type: | book |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Livros CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|