Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/3646
|
Title: | A Qualidade e a inovação como factores de competitividade e criação de valor |
Authors: | Rolo, Ana Saraiva, Margarida |
Keywords: | Qualidade Inovação Competitividade Community Innovation Survey – CIS |
Issue Date: | 25-Nov-2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As vantagens competitivas obtidas através da implementação de um modelo de Gestão pela Qualidade Total reforçam a posição das empresas no mercado. Contudo, os actuais mercados caracterizam-se pela elevada competitividade, instabilidade e exigência, o que obriga a constantes adaptações por parte das empresas que, além de manterem a qualidade, terão simultaneamente, que ser flexíveis, criativas, em suma - inovadoras.
Não é possível inovar sem qualidade, o mercado poderia não reconhecer essa inovação desprovida de qualidade o que conduziria a um resultado efémero. Seguindo esta linha de pensamento, podemos agourar sinais de convergência entre estes dois conceitos, que poderão traduzir-se em importantes vantagens competitivas para as organizações. A inovação, tal como a qualidade têm como objectivo a satisfação do cliente final, pelo que o resultado da implementação de estratégias de qualidade e de inovação, conduzirá ao aumento da competitividade e à criação de valor.
Neste estudo será utilizado o Inquérito Comunitário à Inovação (Community Innovation Survey – CIS), o principal instrumento de recolha estatística de informação sobre Inovação na União Europeia, para analisar os efeitos da inovação na economia portuguesa, assim como que para comparar o desempenho português relativo à inovação empresarial com o desempenho dos restantes membros da União Europeia. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/3646 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CEFAGE - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais GES - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|