Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36336

Title: Está alguém em casa? A villa da Horta da Torre (Fronteira) e as mudanças na economia rural durante o final do Império
Authors: Carneiro, André
Editors: Fernandez, Isabel
Keywords: Arqueologia
Lusitania
Antiguidade Tardia
Fauna
Economia rural
Arqueozoologia
Issue Date: 2023
Publisher: Município de Palmela
Citation: Carneiro, A. - (2023) Está alguém em casa? A villa da Horta da Torre (Fronteira) e as mudanças na economia rural durante o final do Império. In: I. C. Fernandes, M. T. Santos, M. F. Correira (Coord.) Amanhar a terra: Arqueologia da agricultura (do Neolítico ao período medieval). Palmela, Município de Palmela, p. 145-157.
Abstract: A villa romana da Horta da Torre (Fronteira) tem sido objecto de um programa sustentado de investigação desde 2012. Os testemunhos materiais de época imperial são surpreen- dentes, permitindo documentar uma sala com dupla ábside coroando um stibadium. O cuidado controlo de informação no campo permitiu também recolher evidências de um ou vários momentos de ocupação pós-abandono que nos mostram uma radical alteração nos padrões de vida e dieta da(s) comunidade(s) que ocupa(m) as ruínas. Desta forma, com o cruzamento de informações provenientes dos vestígios materiais, das evidências ténues e do registo arqueofaunístico, ensaiam-se tentativas de interpretação das altera- ções em curso após o final do Império, em especial no colapso de um sistema económico complexo que dá lugar a uma estratégia de aproveitamento dos recursos muito menos sofisticada e de banda larga.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36336
Type: article
Appears in Collections:CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
13_Andre_Carneiro_ Amanhar a Terra_2023.pdf4.23 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois