Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36318

Title: Autarquias e comunicação turística: o caso do Município de Grândola
Authors: Folgado, Gonçalo Pais
Advisors: Brito, Mónica Brito
Marujo, Maria Nóemi
Keywords: Turismo
Informação
Estágio
Estudo empírico
Perfil
Segurança
Acessibilidades
Hospitalidade
Ambiente e práticas sustentáveis
Tourism
Information
Internship
Empirical study
Profile
Security
Accessibility
Hospitality
Environment and sustainable practices
Issue Date: 16-Feb-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Atualmente o turismo é uma das áreas que mais impacto tem a nível mundial devido a toda a sua complexidade. Este, faz com que milhares de pessoas se desloquem anualmente por inúmeras razões, sendo considerado um gerador económico e social. A informação é uma ferramenta chave que absorvida e transmitida da forma correta pode ser uma alavanca crucial para todo um desenvolvimento. Este relatório, rege-se por diversos objetivos, sendo que os principais focalizam se numa reflexão crítica sobre toda a experiência vivida em contexto de estágio na Câmara Municipal de Grândola e a realização de um estudo empírico sobre o perfil do tipo de turista que visita o posto de turismo de Grândola, através da aplicação de um questionário. É possível concluir que os objetivos foram cumpridos, e os turistas que visitam a vila de Grândola procuram sobretudo enriquecer os seus conhecimentos, visitar um local nunca visitado e fugir da rotina. Fatores como segurança, acessibilidades e hospitalidade são imprescindíveis no momento da tomada de decisão, quando decidem realizar uma viagem. Recorrem ao posto de turismo para obter informações sobre o concelho e focam-se bastante na preservação do ambiente e práticas sustentáveis; ABSTRACT: Curricular internship held at Grândola City Council Grândola Tourist Office Currently, tourism is one of the areas that has the most impact worldwide due to all its complexity. This causes thousands of people to move annually for countless reasons, and is considered an economic and social generator. Information is a key tool that, absorbed and transmitted in the correct way, can be a crucial lever for entire development. This report is governed by several objectives, the main ones focusing on a critical reflection on the entire experience lived in the context of an internship at the Municipality of Grândola and the carrying out of an empirical study on the profile of the type of tourist who visits the Grândola tourist office, through the application of a questionnaire. It is possible to conclude that the objectives were achieved, and tourists who visit the town of Grândola seek above all to enrich their knowledge, visit a place never visited before and escape the routine. Factors such as safety, accessibility and hospitality are essential when making a decision, when deciding to take a trip. They use the tourist office to obtain information about the municipality and focus heavily on preserving the environment and sustainable practices.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36318
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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