|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/36275
|
Title: | Formação dos futuros professores para o ensino da leitura e da escrita. Um estudo em instituições de ensino superior privadas |
Authors: | Correia, Marina Alice |
Advisors: | Silva, Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos |
Keywords: | Conhecimento Linguístico Ensino da Leitura Ensino da Escrita Método Fónico Prática Pedagógica Formação de Professores Linguistic Knowledge Teaching Reading Teaching Writing Phonic Method Pedagogical Practice Teacher Education |
Issue Date: | 4-Jan-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A leitura e a escrita são capacidades essenciais para o desenvolvimento e o dia-a-dia do indivíduo, que requerem o ensino formal, contínuo e pormenorizado. A persistência de dificuldades nestas capacidades numa percentagem elevada de alunos exige a análise de como o ensino pode ser melhorado. Interessa, assim, investigar como são preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita, o que constitui o objetivo da atual dissertação. Realizou-se uma análise dos cursos de formação de professores de Instituições de Ensino Superior privadas, licenciaturas e mestrados, que preparam os futuros professores para o 1.º ciclo do Ensino Básico. Analisaram-se os conteúdos programáticos das Unidades Curriculares que integram os quatro domínios de formação relacionados com o conhecimento disciplinar para o ensino da leitura e da escrita. A investigação é dividida em três momentos de análise: atribuição de ECTS por curso/instituição às unidades curriculares dos quatro domínios; quantificação e comparação das componentes (Conhecimento Linguístico, Ensino da Leitura, Ensino da Escrita) e subcomponentes presentes na formação; categorização da prática pedagógica quanto à experiência e contexto onde se realiza. Destacam-se assim: as discrepâncias na valorização das disciplinas entre instituições e ciclos de estudo; as lacunas quanto ao ensino de componentes abrangidas pelas três componentes de base, como a consciência fonémica e o treino fónico; uma especificidade maior da prática pedagógica nos mestrados relativamente às experiências, em contexto real supervisionado. Verificam-se alguns pontos a serem revistos ao nível da formação para o ensino, evidenciando-se a necessidade de englobar conhecimentos atualizados de áreas complementares à educação, nomeadamente da psicologia e das neurociências; - Abstract:
Reading and writing are essential skills for an individual's development and day-to-day life, that requires formal, continuous, and detailed teaching. The persistence of difficulties with these skills in a high percentage of pupils calls for an analysis of how teaching can be improved. It is therefore of interest to investigate how future teachers are prepared to teach reading and writing, which is the aim of this Master Thesis. An analysis was carried out of teachers’ education courses at private higher education institutions, of undergraduate and master degrees, which prepare future teachers for the 1st Key Stage. The syllabuses of the curricular units that make up the four training domains related to disciplinary knowledge for teaching reading and writing were analyzed. The research is divided into three stages of analysis: assigning ECTS per course/institution to the curricular units in the four domains; quantifying and comparing the components (Linguistic Knowledge, Teaching Reading, Teaching Writing) and sub-components present in the education/training; categorizing teaching practice in terms of the experience and context in which it takes place. The following stand out: discrepancies in the valuation of subjects between institutions and study stages; gaps in the teaching of components covered by the three basic components, such as phonemic awareness and phonic training; greater specificity of pedagogical practice in master degrees during supervised real-world experiences. There are several points that need to be reviewed in terms of teacher education for teaching, containing the need to include up-to-date knowledge from areas that complement education, such as psychology and neuroscience |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36275 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|