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http://hdl.handle.net/10174/36182
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Title: | Do Projeto Outgoing – repensar modos de relação com o mundo |
Authors: | Rasteiro, Ana Folque, Maria Assunção Valente, Mariana Gomes, Elisabete Simões, Ana Ilhéu, Maria Pires, Ana Luisa Almeida, Tiago Aresta, Fátima |
Keywords: | Educação de Infância sustentabilidade empirismo delicado cartografia fazer mundo |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | Rasteiro, A., Folque, M. A., Valente, M., Gomes, E., Simões, A., Ilhéu, M., Pires, A. L., Almeida, T., Aresta, F. (2023). Do Projeto Outgoing – repensar modos de relação com o mundo. Infância na Europa Hoje, 5, 2-8. |
Abstract: | Este projeto tem procurado investigar pensamento com origens diversas, produzindo ideias e experimentando ações que sustentem a criação de propostas de EfS na Educação de Infância. Estas propostas incluem experiências significativas de crianças e educadoras/es com o mundo natural e cultural, a partir de abordagens participativas, sensíveis, estéticas e criativas que contribuem para a incorporação de novos modos de ser num mundo “mais que humano”. Pretende-se contribuir para uma educação transformadora, promovendo relações e a consciência de interdependências (humanas e não humanas), a sua compreensão e o desenvolvimento do sentido de pertença a um todo que é a Terra E que desta forma possa conduzir à formação de sujeitos ecológicos e de cultura, participantes ativos na comunidade em linha com diversos ODS (ONU, 2017) e com outros modos de pensar a relação com a Terra e com a Humanidade (Krenak, 2019, 2021). É por esta razão que reforçamos o alerta de Ilhéu & Valente (2021, p.8), quando afirmam que é “…urgente uma educação (ambiental) que promova vivências sensíveis e intelectuais no contacto direto com o mundo natural. É nesse contacto, acompanhado e continuado, que emergem os sentidos de reverência e de responsabilidade, que emerge a empatia pelo mundo natural e que emergem valores que transformam mundividências e alimentam a vontade de cuidar.” Na mesma linha de pensamento, evocamos também Biesta (2022, p. 2-5) e a sua proposta de educação centrada no mundo, a que subjaz a convicção de que existir como sujeito, no mundo e com o mundo, exige reconhecer que o mundo, natural e sociocultural, coloca limites aos modos de existência e aos objetos de desejo dos humanos; e é neste sentido que uma educação centrada no mundo trata de democracia e de ecologia.
Neste artigo pretendemos apresentar o projeto e as ideias-chave que o sustentam, bem como algumas reflexões sobre transformações pessoais e profissionais das educadoras de infância no seu quotidiano educativo com as crianças. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36182 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Sem Arbitragem Científica
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