Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35789

Title: Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo
Authors: Guerreiro, Dália
Vargues, Maria Margarida
Inácio, Ana
Principe, Pedro
Pireza, Isabel
Pinto, Maria João
Cunha, Thiago
Keywords: Bibliotecas de Ensino Superior
Indicadores estatísticos
Avaliação de impacto
Issue Date: 5-May-2023
Publisher: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD)
Citation: Guerreiro, D. , Inácio, A., Príncipe, P., Vargues, M.M., Pireza, I., Pinto, M.J., Cunha, T., (2023, 3-5 maio). Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo. Comunicação apresentada no 14.o Congresso Nacional da BAD: Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje, organizado pela BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD). Faro, Universidade do Algarve. Disponível em: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2988
Abstract: O projeto Indicadores BES visa a aplicação de indicadores estatísticos comuns às Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal com o objetivo específico de descrever quantitativamente as atividades, equipamentos, serviços, recursos e produtos das Bibliotecas, relatando a realidade nas Bibliotecas de Ensino Superior portuguesas. Este trabalho pretende apresentar os desenvolvimentos na implementação do projeto com foco na análise crítica da nova fase de realização pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência estudando de forma prospetiva o que a comunidade de profissionais observa sobre a iniciativa. O Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação propôs-se sistematizar essas observações e obter dados para validar análises e orientações, a utilizar no seguimento do projeto. Os resultados permitem comprovar que - de uma forma geral - o projeto teve impacto nas metodologias de recolha de dados estatísticos e também na informação de suporte à gestão e à tomada de decisão. Infere-se igualmente que todos os participantes no estudo consideram a participação no projeto como de grande relevância para as suas bibliotecas e que os desenvolvimentos futuros do mesmo resultarão em benefícios vários para os serviços, as instituições e as Bibliotecas do Ensino Superior em Portugal.
URI: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2988
http://hdl.handle.net/10174/35789
Type: lecture
Appears in Collections:CIDEHUS - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Príncipe_2988.pdf234.31 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois