Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35788

Title: Economia das Experiências no Turismo, um estudo exploratório para uma unidade de alojamento na cidade de Évora
Authors: Rosado, Sara
Rodrigues, Áurea
Keywords: Turismo de experiências
Iramutec
Évora
Método qualitativo
Issue Date: 17-Nov-2023
Publisher: RVJ Editores, Portugal
Citation: Rosado, S. & Rodrigues, A. (2023). Economia das Experiências no Turismo, um estudo exploratório para uma unidade de alojamento na cidade de Évora. In Marujo, N., Borges, M.R. & Serra, J. (Eds) Licenciatura em Turismo na Universidade de Évora, 20 anos de ensino e investigação (pp. 149-165) Castelo Branco, Portugal: RVJ, Editores. ISBN: 978-989-35216-4-9
Abstract: O alojamento é um fator imprescindível para o turismo, uma vez que sem alojamento um território só pode oferecer turismo de passagem (excursionismo). Em Portugal existem várias tipologias de alojamento e cada vez há mais concorrência entre elas. Para se fixar o turista durante mais tempo num território é necessário que o destino ofereça um leque alargado de experiências. Segundo Vianna e Prezzi (2015) acredita-se que quanto mais relevante no sentido de atender as necessidades e expectativas dos consumidores for a oferta, nesse caso, uma experiência, maior será o grau de diferenciação perante a concorrência. Assim, haverá uma maior valorização do consumidor em relação a essa oferta, diminuindo, consequentemente, a importância do custo financeiro. Segundo a economia das experiências de Pine and Gilmore (1999, p. 39) “a oferta de experiências acontece quando uma empresa usa intencionalmente os serviços como um palco e os produtos como suporte para atrair os consumidores de forma a criar um acontecimento memorável”. Neste capítulo apresenta-se um trabalho cujo objectivo se centra em encontrar uma nova estratégia de negócio para um estabelecimento de alojamento local na cidade de Évora, com o intuito de se criar experiências melhores e mais memoráveis, tornando o alojamento num elemento diferenciador no seio da oferta na Região adicionando valor, com um consequente aumento da procura. Tendo como base uma metodologia qualitativa o estudo pretende responder à seguinte questão de investigação: Será que no âmbito da economia das experiências os turistas de Évora pretendem mais experiências que se inserem no quadrante educacional, como workshops? O capítulo está dividido em quatro seções na primeira apresenta-se uma introdução ao estudo onde se indica o objetivo do mesmo e a questão de partida, na segunda seção faz-se uma breve explação teórica sobre a economia da experiências no turismo. Na terceira seção apresenta-se o estudo empírico indicando a metodologia e os principais resultados e na última seção a conlusão do estudo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35788
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
IMG_5591.jpg146.08 kBJPEGView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois