Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3551

Title: EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO
Authors: Silvestre, Maria José
Fialho, Isabel
Cid, Marília
Editors: Araujo, Ednaldo Cavalcante
Keywords: educação
avaliação organizacional
escolas
gestão da qualidade
Issue Date: 2011
Publisher: Rev enferm UFPE on line
Citation: Silvestre, M. J.; Fialho, I. & Cid, M. (2011). Avaliação de organizações escolares em Portugal. Estudo reflexivo dos relatórios da Avaliação Externa na região Alentejo. Revista de Enfermagem UFPE On Line, 5 (2) 533-542.
Abstract: Objetivos: analisar relatórios da avaliação externa de 10 escolas na região Alentejo, relativamente aos resultados escolares e identificar os fatores basilares de uma avaliação positiva. Metodologia: estudo analítico de tipo ensaio reflexivo, incluindo o estudo de revisão de literatura em base de dados, livros e trabalhos de investigação e a análise dos Relatórios da Avaliação Externa das Escolas, da responsabilidade da Inspecção-Geral da Educação. Resultados: existe uma estreita relação entre avaliação externa e interna, os dois pilares da avaliação das escolas. A análise cruzada entre a classificação obtida pelas diferentes escolas analisadas e a identificação do número de indicadores avaliativos de bons desempenhos organizacionais, extraídos dos relatórios da avaliação externa das escolas, indiciou uma valorização diversificada destes indicadores, por parte das equipas de avaliação. Foram identificados alguns indicadores cuja ausência conduziu a uma avaliação menos positiva, a qual surge associada ao valor relativo de responsabilização dos diferentes atores organizacionais nas avaliações das escolas, o que se manifesta no número de indicadores encontrados. Conclusão: Revela-se necessário que todos os actores organizacionais demonstrem capacidade de utilização dos dados quer das avaliações externas, quer da própria auto-avaliação, quer ainda da investigação sobre a temática.
URI: http://hdl.handle.net/10174/3551
ISSN: 1981-8963
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
1767-12501-1-PB.pdf416.54 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois