|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35323
|
Title: | Caracterização da prontidão para a escrita de crianças com e sem alterações do comportamento, a frequentar o último ano do pré-escolar |
Authors: | Silva, Ana Rita Velhinho da |
Advisors: | Matias, Ana Rita |
Keywords: | WRITIC CBCL Prontidão para a escrita Jardim de infância WRITIC CBCL Readiness for writing Writing; kindergarten |
Issue Date: | 1-Jun-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo transversal tem como objetivo caracterizar a prontidão para a escrita de crianças, no último ano do pré-escolar, que manifestam ou não preocupações relativamente ao comportamento. Sabe-se que a pré-escrita decorre aproximadamente no mesmo período que o desenvolvimento emocional das crianças, em pré-escolar. A criança que sofre emocionalmente revela diferentes comportamentos, internalizantes e externalizantes, e não está predisposta para aprender, tendo impacto no sucesso escolar, particularmente, na escrita. Metodologia: Participaram 66 crianças de cinco e seis anos. Os instrumentos aplicados foram o Writing Readiness Inventory Tool In Context e o Child Behaviour Checklist. Resultados: A prontidão para a escrita em crianças com e sem alterações comportamentais, encontra-se abaixo da média. Mais de metade das crianças com alterações comportamentais revelaram fragilidades na prontidão para a escrita. Discussão: Foi possível diferenciar e relacionar características entre crianças com e sem alterações comportamentais, relativamente ao género, idade, prontidão para a escrita e comportamento. Conclusão: Entre os participantes sem e com alterações comportamentais existem diferenças, mas não significativas, no nível de prontidão para a escrita. Verificou-se que algumas crianças revelam fragilidades na escrita. O estudo permitiu a deteção precoce de comprometimentos na escrita e verificou a escassez de estudos que relacionam a prontidão para a escrita com o comportamento;
- Characterization of readiness to write in children with and without behavioral disorders, attending the last year of pre-school
Abstract:
This cross-sectional study aims to characterize the readiness for writing of children, in the last year of preschool, who express or do not express concern about their behavior. It is known that pre-writing takes place approximately in the same period as the emotional development of pre-school children. The child who goes through emotional suffering reveals different behaviors, internalizing and externalizing, and is not predisposed to learn, having an impact on school success, particularly in writing. Methodology: 66 children aged between five and six participated. The instruments applied were the Writing Readiness Inventory Tool In Context and the Child Behaviour Checklist. Results: The readiness for writing in children with and without behavioral changes is below average. More than half of the children with behavioral changes revealed weaknesses in writing readiness. Discussion: It was possible to differentiate and relate characteristics between children with and without behavioral changes, regarding gender, age, writing readiness and behavior. Conclusion: Between the participants with and without behavioral changes there are differences, but not significant, in the level of readiness for writing. It was found that some children show weaknesses in writing. The study allowed for early detection of writing impairments and verified the scarcity of studies that relate writing readiness and behavior. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35323 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|