Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35226
|
Title: | Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação |
Authors: | Silva, Nuno |
Keywords: | Grounded Theory Pesquisa Qualitativa Educação Metodologia de Pesquisa |
Issue Date: | 25-Apr-2022 |
Publisher: | Cadernos de Pesquisa |
Citation: | Miranda e Silva, N. (2022). Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação. Cadernos De Pesquisa, 52, e08563. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/8563 |
Abstract: | A Grounded Theory é das modalidades mais usadas em pesquisa de abordagem qualitativa. Contudo, em Portugal, ela é pouco mobilizada nas Ciências da Educação, apesar do seu potencial para o estudo de ambientes complexos, como é a educação. Essa dissonância sugere que a modalidade não tem divulgação adequada ou é entendida como de uso difícil. Meu objetivo é oferecer uma visão panorâmica da temática que se constitua como um modelo de iniciação à prática. Descrevo quando é que ela se torna pertinente, os passos e caraterísticas do processo e o produto científico expectável. Concluo que o recurso à modalidade pode contribuir para desenvolvimentos científicos, porque assenta em procedimentos flexíveis e heurísticos e acolhe o caráter incerto da educação e a serendipidade que daí emerge. |
URI: | https://doi.org/10.1590/198053148563 http://hdl.handle.net/10174/35226 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Sem Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|