Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35225
|
Title: | O que faz a Música ser Especial e o seu Ensino Especializado |
Authors: | Lopes, Eduardo |
Editors: | Pacheco, António |
Keywords: | Ensino de Música Musicologia |
Issue Date: | May-2023 |
Publisher: | Conservatório do Vale do Sousa |
Citation: | Lopes, Eduardo. (2023). “O que faz a Música ser Especial e o seu Ensino Especializado”, Proceedings of the V Encontro do Ensino Artístico Especializado de Música do Vale do Sousa. pp. 1-13. ISBN 978-989-98993-9-1 |
Abstract: | A música ocupa o lugar intermédio perfeito de ser de todos e ao mesmo tempo de cada um de nós. Isto resulta que quando perguntámos o que é música a um habitante do norte do Alaska, a um outro da África Austral, e a um da Indonésia, todos saberão dar uma resposta, mas cada um poderá dar como exemplos expressões musicais não reconhecidas pelos outros. Deste mesmo modo, as escolas de música de cada uma dessas regiões ensina um ‘tipo de música’, que ao ser aprendida não garante capacidades de interpretar as ‘outras músicas’. Na era da híper-globalização, e sendo também um dos objetivos maiores da educação o formar e educar para o futuro, é então premente o constante (re)pensar do que fazemos no presente, tentando antecipar o futuro. Considerando que a prática musical tem por um lado funções societais práticas (e.g. para dança; som ambiente), mas também é (ou poderá ser) arte, neste artigo ir-se-á refletir sobre contínuos paradigmas do seu ensino: o que realmente ensinamos; o porquê; e para quem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35225 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CESEM - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|