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Title: ATERROS EM OBRAS RODOVIÁRIAS OU FERROVIÁRIAS - IMPORTÂNCIA DA COMPACTAÇÃO DE SOLOS NA DEFINIÇÃO DA SUA GEOMETRIA
Authors: Faria, P.
Serrão, J.
Editors: Silva Gomes, J.F.
António, Carlos C.
Afonso, Clito F.
Matos, António S.
Keywords: Aterro
talude
resistência ao corte,
Estabilidade
teor em água,
Geoslope
fator de segurança,
Issue Date: 28-Sep-2022
Publisher: INEGI-Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial
Citation: Serrão, J.,Faria, P.. 2022. ATERROS EM OBRAS RODOVIÁRIAS OU FERROVIÁRIAS - IMPORTÂNCIA DA COMPACTAÇÃO DE SOLOS NA DEFINIÇÃO DA SUA GEOMETRIA. Livro de atas do 9º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia / VI Congresso de Engenharia de Moçambique, CLME 2022/IV CEM – Desafios da Engenharia na Cooperação para o Desenvolvimento e Combate às Alterações Climáticas. J.F. Silva Gomes, Carlos C. António Clito F. Afonso e António S. Matos editores. Maputo 28 de agosto – 1 de setembro 2022. ISBN 978-989-54756-4-3. pp. 249-250.
Abstract: Os aterros são construídos pela compactação sucessiva de camadas de solos com características adequadas para este efeito (ou seja, solos com características aceites à luz do caderno de encargos do empreendimento), devendo essa compactação corresponder o mais possível aos valores de compactação padrão, obtidos em ensaio de compactação laboratorial. Por outro lado, a geometria dos aterros deve ser determinada garantindo a estabilidade da estrutura, em particular a estabilidade dos seus taludes. Estudou-se a relação entre a variação do valor do factor de segurança associado ao cálculo de estabilidade de dois aterros constituídos pelo mesmo solo, em função da variação do teor em água aquando da sua compactação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35199
ISBN: ISBN: 978-989-54756-4-3
Type: article
Appears in Collections:GEO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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