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http://hdl.handle.net/10174/35199
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Title: | ATERROS EM OBRAS RODOVIÁRIAS OU FERROVIÁRIAS - IMPORTÂNCIA DA COMPACTAÇÃO DE SOLOS NA DEFINIÇÃO DA SUA GEOMETRIA |
Authors: | Faria, P. Serrão, J. |
Editors: | Silva Gomes, J.F. António, Carlos C. Afonso, Clito F. Matos, António S. |
Keywords: | Aterro talude resistência ao corte, Estabilidade teor em água, Geoslope fator de segurança, |
Issue Date: | 28-Sep-2022 |
Publisher: | INEGI-Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial |
Citation: | Serrão, J.,Faria, P.. 2022. ATERROS EM OBRAS RODOVIÁRIAS OU FERROVIÁRIAS - IMPORTÂNCIA DA COMPACTAÇÃO DE SOLOS NA DEFINIÇÃO DA SUA GEOMETRIA. Livro de atas do 9º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia / VI Congresso de Engenharia de Moçambique, CLME 2022/IV CEM – Desafios da Engenharia na Cooperação para o Desenvolvimento e Combate às Alterações Climáticas. J.F. Silva Gomes, Carlos C. António Clito F. Afonso e António S. Matos editores. Maputo 28 de agosto – 1 de setembro 2022. ISBN 978-989-54756-4-3. pp. 249-250. |
Abstract: | Os aterros são construídos pela compactação sucessiva de camadas de solos com características
adequadas para este efeito (ou seja, solos com características aceites à luz do caderno de
encargos do empreendimento), devendo essa compactação corresponder o mais possível aos
valores de compactação padrão, obtidos em ensaio de compactação laboratorial.
Por outro lado, a geometria dos aterros deve ser determinada garantindo a estabilidade da
estrutura, em particular a estabilidade dos seus taludes.
Estudou-se a relação entre a variação do valor do factor de segurança associado ao cálculo de
estabilidade de dois aterros constituídos pelo mesmo solo, em função da variação do teor em
água aquando da sua compactação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35199 |
ISBN: | ISBN: 978-989-54756-4-3 |
Type: | article |
Appears in Collections: | GEO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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