Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/3517
|
Title: | A inclusão da diversidade linguística no interior rural de Portugal. Um estudo de caso |
Authors: | Serra, Cristina Fialho, Isabel |
Keywords: | Diversidade linguística língua materna multi/interculturalidade educação intercultural inclusão |
Issue Date: | 2010 |
Abstract: | É num quadro internacional caracterizado pela crescente multi/interculturalidade das populações escolares, que surge a presente comunicação, cujo tema é a inclusão da diversidade linguística no ensino básico, no contexto específico de uma escola do interior rural de Portugal.
A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, tendo como principal fonte de recolha de dados as entrevistas em profundidade, realizadas a docentes e encarregados de educação imigrantes.
Entre os objectivos do estudo encontravam-se a identificação das respostas educativas organizadas da escola, no âmbito da sua autonomia, com vista a inclusão dos alunos migrantes e dos principais factores de favorecimento e de obstrução à sua inclusão.
A análise e interpretação dos resultados revelaram o esforço da comunidade educativa com vista à inclusão da diversidade linguística, apesar das dificuldades com que se debate. Também permitiu comprovar alguns dados apontados pela investigação, nomeadamente a disseminação desta população por todo o território nacional e a generalização da prática denominada por «desclassificação». Entre os factores que mais contribuíram para a sua inclusão sobressaiu o estabelecimento de relações afectivas sólidas e a necessidade de aplicar metodologias progressivas e flexíveis, capazes de lhes garantirem um nível adequado de proficiência da língua portuguesa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/3517 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|