Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35050

Title: Experiência e práticas governativas num império de distância: a carreira de Jerónimo de Azevedo (séculos XVI-XVII)
Authors: Almeida Borges, Graça
Editors: Gaudin, Guillaume
Stumpf, Roberta
Keywords: Estado da Índia
governo do império
Império português na Ásia
Issue Date: 2022
Publisher: Casa de Vélazquez
Citation: ALMEIDA BORGES, Graça. Experiência e práticas governativas num império de distâncias : A carreira de Jerónimo de Azevedo (séculos xvi e xvii) In : Las distancias en el gobierno de los imperios ibéricos : Concepciones, experiencias y vínculos [en ligne]. Madrid : Casa de Velázquez, 2022 (généré le 09 mai 2023). Disponible sur Internet : <http://books.openedition.org/cvz/29256>. ISBN : 9788490963456.
Abstract: A experiência teve um lugar maleável, mas sempre presente, no governo do império ultramarino. Era um elemento central na atribuição de funções ou cargos metropolitanos e ultramarinos, ainda que andasse sempre a par com o estatuto de fidalguia. Reconhecida como indispensável ao bom governo do império, esteve também na origem de alguns conflitos e tensões entre representantes metropolitanos e ultramarinos, sendo a sua ausência apontada como responsável por más decisões e revezes sofridos nas partes ultramarinas. A experiência necessária ao bom governo, por outro lado, não se encontrava apenas nos agentes e representantes da Coroa, independentemente do espaço em que exerciam as suas funções, mas buscava-se muitas vezes em indivíduos que tinham circulado pelo império, e que conheciam bem os seus espaços, os seus equilíbrios e desequilíbrios. Através de uma análise mais próxima ao percurso de Jerónimo de Azevedo, este artigo pretende demonstrar que a experiência é um factor determinante também na construção de uma carreira ultramarina, sobrepondo-se, inclusivamente, a outros aspectos fundamentais como a justiça ou o bom governo.
URI: https://books.openedition.org/cvz/29256
http://hdl.handle.net/10174/35050
Type: bookPart
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
GAB_Distancias_22.pdf4.67 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois