Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34891

Title: A educação literária no 1º Ciclo do Ensino Básico: (re)configurações deste domínio, a partir do olhar dos professores
Authors: Moreira, Ana João Vasco
Advisors: Costa, Paulo
Keywords: Educação Literária
Ensino Básico
Discurso oficial
Leitura
Literatura
Literary Education
Basic Education
Official discourse
Reading
Literature
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A Educação Literária está presente no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, bem como nas Aprendizagens Essenciais para aquela disciplina. Os documentos normativos, ao determinarem o ‘quê’ e o ‘como’, com uma margem variável de autonomia para os professores, fixam os conteúdos e as suas formas de apropriação; definem também, anualmente, os objetivos a atingir, indicando os conhecimentos e capacidades a desenvolver, bem como o corpus para aquela leitura obrigatória ou recomendada, em articulação com o Plano Nacional de Leitura. Importará, assim, perceber que entendimento de Educação Literária perpassa os textos que constituem o discurso oficial. Da revisão de literatura, podemos inferir que, para além de diferentes entendimentos do conceito, na implementação da Educação Literária, se observa uma desvalorização da capacidade para caracterizar o fenómeno literário, bem como um défice na diversidade das práticas pedagógicas associadas, com implicações na evolução dos alunos na construção/ aprofundamento do seu perfil de leitor de textos literários. Estes aspetos têm relação com a consciência, desde há muito, por parte dos professores, de que é preciso renovar o paradigma didático, promovendo momentos de leitura e dotando os leitores de competência literária para que possam usufruir, com prazer, do contacto com criações de âmbito cultural. Partindo-se deste enquadramento, procurámos conhecer como se configura a Educação Literária, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em termos do discurso oficial e de acordo com a forma como os professores percecionam este domínio, procedendo-se à caracterização do discurso pedagógico oficial sobre Educação Literária, com foco particular na visão dos professores sobre a Educação Literária e a sua implementação no contexto do Português. Para tal, partimos da análise documental, recorrendo ao inquérito por entrevista a professores e, em momento posterior, à realização de um focus group, seguidos de análise de conteúdo; Abstract: Literary Education in the 1st Cycle of Basic Education: (re)configurations of this domain, from the perspective of teachers - The Literary Education is present in the Program and Curricular Goals of Portuguese Basic Education, as well as the Essential Learnings for that discipline. The normative documents, when determining the ‘what’ and the ‘how’, with a variable margin of autonomy for teachers, fix the contents and their forms of appropriation; also define, annually, the objectives to be achieved, indicating the knowledge and capacities to be developed, as well as the corpus for that mandatory or recommended reading, in conjunction with the National Reading Plan. It will be important to realize that the understanding of Literary Education permeates the texts that constitute the official discourse. From the literature review, we can infer that, in the level of Literary Education, in addition to different understandings of the concept, in its implementation there is a devaluation of the capacity to characterize the literary phenomenon, as well as a deficit in the diversity of associated pedagogical practices, with implications in the evolution of students in the construction/deepening of their profile as a reader of literary texts. These aspects have been related to teachers’ awareness for a long time that it is necessary to renew the didactic paradigm, promote reading moments and provide readers with competence so that they can enjoy, with pleasure, contact with cultural creations. We sought, to know how Literary Education is configured, in the Primary Education, in terms of the official discourse and according to the way teachers perceive this domain, proceeding to the characterization of the official pedagogical discourse on Literary Education, with a particular focus on the teachers’ view on its implementation in the context of Portuguese. To this end, we start from the documentary analysis, using the survey by interview to teachers and, at a later moment, to the realization of a focus group, followed by content analysis.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34891
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciencias_da_Educacao-Ana_Joao_Vasco_Moreira.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois