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http://hdl.handle.net/10174/34805
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Title: | Barreiras ao desenvolvimento profissional na carreira de enfermagem |
Authors: | Azinheira, Catarina Isabel da Silva |
Advisors: | Santos, Nuno dos |
Keywords: | Enfermagem Desenvolvimento Profissional Barreiras Nursing Professional Development Barriers |
Issue Date: | 16-Dec-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Enquadramento
A Enfermagem em Portugal é uma profissão com pouco reconhecimento, comummente. Esta situação origina conflitos entre as exigências e o reconhecimento, o que pode conduzir à estagnação, mas em outros casos o caminho do Desenvolvimento mantém-se. No caminho do DP (Desenvolvimento Profissional) surgem os constrangimentos laborais, denominados Barreiras ao Desenvolvimento Profissional. Como forma de contornar as barreiras emergem as estratégias individuais ou coletivas.
Objetivo
Este estudo tem como objetivo a identificação, descrição e caracterização de estratégias de combate às barreiras que condicionam o Desenvolvimento Profissional.
Método
Foram realizadas entrevistas com guião estruturado. Os participantes foram previamente selecionados. Procurando-se incluir representantes dos diversos stakeholders ligados à prática da enfermagem, nos vários momentos da vida profissional.
Resultados e Discussão
Esta investigação concluiu que os inquiridos se encontram descontentes, no que concerne ao seu DP. Enumeram barreiras como a justiça salarial e o rácio de doentes-enfermeiros. Estrategicamente utilizam a automotivação e a responsabilidade social como forma de ultrapassar as mesmas; Abstract: Background
The title of this dissertation is Barriers to Professional Development in the Nursing Career. Nursing in Portugal is a profession with, commonly, little recognition. This situation gives rise to conflicts between demands and recognition, which may lead to stagnation, but in other cases the path of Development is maintained. On the path of PD (Professional Development) arise work constraints, called Barriers to Professional Development. Individual or collective strategies emerge as a way to overcome these barriers.
Objective
This study aims to identify, describe and characterize strategies to combat the barriers that condition Professional Development.
Method
Interviews were conducted with a structured script. The participants were previously selected. We sought to include representatives of the various stakeholders linked to nursing practice, at various moments of professional life.
Results and Discussion
This research concluded that respondents are dissatisfied with their PD. They list barriers such as pay equity and patient-to-nurse ratio. They strategically use selfmotivation and social responsibility as a way to overcome them. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34805 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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