Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34780

Title: Configurações e (In)conciliações trabalho-família em contexto de pandemia Covid-19
Authors: Fernandes, Maria de Fátima
Serrano, Maria Manuel
Keywords: Configurações
(In)conciliações
Trabalho
Famíla
Issue Date: 2021
Citation: Fernandes, Maria de Fátima e Serrano, Maria Manuel (2021). “Configurações e (In)conciliações trabalho-família em contexto de pandemia Covid-19”. Atas do III Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde – Epidemias: uma análise interdisciplinar, pp 297-317, Editor: Instituto Polítécnico de Setúbal. ISBN 978-989-5323-4-7.
Abstract: Nas últimas décadas do século XX o crescimento das sociedades industrializadas e as mudanças na estrutura socioprofissional provocaram grandes transformações na configuração da família devido, entre outros fatores, à crescente inserção das mulheres no mercado de trabalho o que veio impulsionar a necessidade de (re)organizar toda a vida familiar. O discurso sobre a conciliação trabalho-família acentua-se progressivamente nos contextos social, político e legislativo e converge na ideia de criar justiça e coesão social nesta matéria, através do desenvolvimento e implementação de medidas pró-familiares com vista à promoção da conciliação da vida profissional com a vida familiar. As vantagens da conciliação parecem óbvias, tanto para os trabalhadores como para as entidades empregadoras e no entanto persistem as dificuldades em conciliar estas duas dimensões da vida social, ainda que vários estudos atestem que uma boa conciliação entre trabalho e família tem consequências positivas para as pessoas, para as empresas e para o clima organizacional. Se a gestão dos tempos nas esferas familiar e profissional é tarefa árdua, esta assume maior complexidade no contexto de pandemia Covid-19 e exige novas formas de conciliação trabalho-família. Esta comunicação surge no âmbito de uma tese de Doutoramento em Sociologia e tem como objetivo refletir sobre as (in)conciliações e conflitos de papéis entre trabalho e família, em agregados familiares em que um dos elementos do casal foi aluno trabalhador-estudante e concluiu uma licenciatura. A estratégia metodológica incluiu, entre outras técnicas de recolha de dados, a realização de 10 entrevistas semi-diretivas a extrabalhadores- estudantes que concluíram uma licenciatura na Universidade de Évora (5 entrevistas) e no Instituto Politécnico e Setúbal (5 entrevistas) e a 4 empresas, de modo a dar resposta aos objetivos mencionados
URI: http://hdl.handle.net/10174/34780
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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