Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34662

Title: Letramento estatístico e o banco de dados Dollar Street: uma proposta para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Authors: Buehring, Roberta
Grando, Regina
Canavarro, Ana Paula
Keywords: ensino da Matematica
Literacia estatística
Ensino Fundamental
Issue Date: 26-Jun-2021
Publisher: ReviSeM
Citation: Buehring, R. S., Grando, R. C., & Canavarro, A. P. (2021). Letramento estatístico e o banco de dados Dollar Street: uma proposta para os anos iniciais do Ensino Fundamental.  ReviSeM, 6(1), 147–168. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14768
Abstract: Partimos do argumento de que o letramento estatístico é necessário para a inserção das pessoas na cultura letrada. Acreditamos que o letramento estatístico se desenvolve ao longo da vida, tendo início nos primeiros anos da escolaridade das crianças. Como professoras e formadoras de professores, a questão que perseguimos é como desenvolver o letramento estatístico de forma que as crianças sejam protagonistas frente aos dados e estabeleçam conexões entre os dados da realidade e suas vidas. Primeiramente, trazemos reflexões sobre letramento estatístico a luz de diversos autores e também o definimos como um lugar de fronteira pacífica, “letramento – estatística” em que convivem linguagens e culturas que se complementam. Em seguida, apresentamos o banco de dados interativo virtual Dollar Street, parte de sua ideologia e possibilidades de navegação. Depois, relatamos uma experiência de sala de aula com proposta de trabalho para um segundo ano do Ensino Fundamental usando esse banco de dados. As crianças evidenciam disposição de participar ativamente em investigação estatística, de natureza aberta, observando dados em contexto segundo os seus interesses, concretizando diferentes formas de classificar, e desenvolvendo o seu senso crítico, incluindo a percepção das limitações das amostras e das consequências sobre o que estas revelam, sobre quem representam. Isso é inferido por meio da análise dos diálogos que se estabelecem entre os participantes da experiência, em relação aos dados, bem como das suas maneiras de interpretar e lidar com os dados multivariados. Esse trabalho mostra que o letramento estatístico não é um ponto de chegada, mas um caminho trilhado de forma conectada com as linguagens escrita, oral e digital.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34662
Type: article
Appears in Collections:MAT - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
buehring grando cnavarro REVISEM 2021.pdf489.41 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois