Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34374
|
Title: | Metodologias qualitativa e visual no estudo da parentalidade digital: Desafios metodológicos |
Authors: | Batista, A.M.B. Costa, Rosalina |
Editors: | Ribeiro, D. Rodrigues, A.I. Pinho, I. López-Estrada, P. |
Keywords: | Cultura Popular Métodos Relações Familiares Socialização Tecnologias da Informação e Comunicação |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Ludomedia |
Citation: | Batista, A.M.B., & COSTA, Rosalina Pisco (2021). Metodologias qualitativa e visual no estudo da parentalidade digital: Desafios metodológicos. In D. Ribeiro, A.I. Rodrigues, I. Pinho, & P. López-Estrada (Ed.). Investigação Qualitativa em Ciências Sociais: avanços e desafios (pp. 286-292). Vol. 9. Aveiro: Ludomedia. DOI: https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021 (ISSN: 2184-7770. ISBN: 978-989-53220-2-2) |
Abstract: | Este texto antecipa e reflete criticamente sobre um conjunto de obstáculos de natureza metodológica e epistemológica no contexto mais amplo de um estudo qualitativo destinado a compreender o modo como os usos que pais e filhos fazem da tecnologia de informação e comunicação (TIC) enformam a construção social em torno da parentalidade competente. Inspirada pela generalização recente de dispositivos tecnológicos e de software, que possibilitam e facilitam a comunicação à distância, esta investigação visa a desocultação da experiência da parentalidade digital, numa abordagem qualitativa, intensiva e em profundidade. A recolha de dados será efetuada através de entrevistas semiestruturadas e histórias familiares (episódios), de forma a que as pessoas entrevistadas partilhem com a investigadora diferentes segmentos de interação em rede (e.g.: WhatsApp, Facebook) que ajudem a ilustrar, expandir ou contrapor as experiências narradas como socialmente significativas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34374 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros SOC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|