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http://hdl.handle.net/10174/34243
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Title: | Suportar um mundo escolar inclusivo: roturas e rotinas da intervenção na vulnerabilidade |
Authors: | Dionísio, Bruno |
Editors: | Palhares, José Augusto Afonso, Almerindo Janela |
Keywords: | Vulnerabilidade Inclusão Intervenção social escolar |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citation: | Dionísio, B. (2022). Suportar um mundo escolar inclusivo: roturas e rotinas da intervenção na vulnerabilidade (pp. 301-309). Em: Palhares, J. A., Afonso, A. J. (coord.), Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea. Braga, Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd). |
Abstract: | A condição infantil e juvenil marcada por uma longa experiência escolar é uma
realidade cada vez mais totalizante. Ser criança e jovem sem a marca da escolaridade
na afirmação e na projeção de si rapidamente atira para a categoria de seres
insuficientes. A escola, decididamente, reinventou as modalidades de (vi)ver a
infância e a juventude, pluralizando, por um lado, mas reduzindo, por outro, os modos
possíveis de se ser criança e jovem. Quer as políticas educativas quer os dispositivos
de governação das escolas são hoje atravessados pela gramática da inclusão – de
todos, obrigatória e duradouramente – e pela injunção à intervenção eficaz em
cenários mais vulneráveis que ameaçam o cumprimento de tal desígnio. O foco deste
texto é justamente o de perscrutar o trabalho que é realizado por professores e
profissionais do social (psicólogos, assistentes sociais, mediadores, animadores), em
dispositivos de intervenção administrados pelo princípio da reversibilidade de casos
sensíveis, quer dizer: casos qualificados como vulneráveis, de risco ou de perigo. Dar
conta das rotinas da intervenção na vulnerabilidade permite-nos adentrar em mundos
onde fazer a inclusão escolar se reveste de um caráter ambivalente, tensional e
dilemático: por um lado, as situações em que fazer a inclusão gera, paradoxalmente,
a rotura onde se procurava a sutura; por outro lado, as situações de vida (infantil e
juvenil) mais delicadas e melindrosas produzem dilemas éticos e morais que
condicionam a intervenção e geram um sofrimento profissional dificilmente
suportável; por fim, a crescente explosão de situações qualificadas como vulneráveis
faz-nos entrar numa nova categoria da experiência escolar: a da criança e do jovem
intervencionados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34243 |
ISBN: | 978-989-8525-70-3 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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