Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34220
|
Title: | O detalhe como dispositivo temporal do restauro arquitetónico em Portugal no século XIX: o caso do comboio no convento da Madre de Deus em Lisboa |
Authors: | Rodrigues, Paulo Simões |
Editors: | Telles, Patricia Delayti |
Keywords: | Arquitetura do Século XIX Restauro Convento da Madre de Deus Capitel Combóio |
Issue Date: | 1-May-2022 |
Publisher: | Palíndromo |
Citation: | RODRIGUES, P. S. O detalhe como dispositivo temporal do restauro arquitetónico em Portugal no século XIX: o caso do comboio no convento da Madre de Deus em Lisboa. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 64 - 86, 2022. DOI: 10.5965/2175234614332022064. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21747. Acesso em: 4 set. 2022. |
Abstract: | Em Lisboa, no século XIX, durante a campanha de restauro do Convento da Madre de Deus, edifício fundado no século XVI, no capitel de uma das colunas de um dos claustros, foi esculpido um comboio a vapor, a entrar num túnel. Pretendemos demonstrar que não se tratou de um equívoco, mas da figuração de um detalhe explicitamente moderno que funcionasse como dispositivo temporal que distinguisse as alterações introduzidas pelo restauro das pré-existências, em linha com o restauro filológico de Camillo Boito, mesmo quando as primeiras recriavam o estilo arquitetónico original do edifício, em conformidade com os princípios do restauro estilístico de Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc. Num restauro ainda dominado pela doutrina de Viollet-le-Duc, representará um primeiro impacte da receção das ideias de Boito em Portugal. |
URI: | https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21747 http://hdl.handle.net/10174/34220 |
Type: | article |
Appears in Collections: | HIS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CHAIA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|