Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34127

Title: Características geotécnicas das rochas encaixantes da Chaminé kimberlítica de Catoca (Angola)
Authors: Balao, Nelson C.C.
Pinho, António B.
Duarte, Isabel M.R.
Editors: Silva Gomes, J.F.
António, Carlos C.
Afonso, Clito F.
Matos, António S.
Keywords: Características geotécnicas
Rochas encaixantes
kimberlito
Escombreiras
Issue Date: 28-Sep-2022
Publisher: J.F. Silva Gomes, Carlos C. António Clito F. Afonso e António S. Matos - INEGI-Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial
Citation: Nelson C. C. Balão, António B. Pinho, Isabel M. R. Duarte (2022). Características geotécnicas das rochas encaixantes da chaminé kimberlítica de Catoca (Angola). Livro de atas do 9ºCongresso Luso-Moçambicano de Engenharia / VI Congresso de Engenharia de Moçambique, CLME 2022/IV CEM – Desafios da Engenharia na Cooperação para o Desenvolvimento e Combate às Alterações Climáticas. J.F. Silva Gomes, Carlos C. António Clito F. Afonso e António S. Matos (Editores).Simpósio Nº 05 - RECURSOS GEOLÓGICOS – Caraterização, Avaliação, Exploração e Aplicação. Maputo 28 de agosto – 1 de setembro 2022. ISBN 978-989-54756-4-3. pp. 295-296.
Abstract: A Mina de Catoca situa-se em Saurimo, a capital da província da Lunda Sul, uma região do Leste de Angola, que faz fronteira a Norte com a Província da Lunda Norte, a Sul com a Província de Moxico, a Oeste com a Província de Malange, e a Leste com a República Democrática do Congo. A geomorfologia da região é aplanada com um declive suave de Sul para Norte, sendo atravessada por grandes e caudalosos rios que fazem parte da bacia hidrográfica do Congo. A chaminé kimberlítica está instalada em rochas do soco cristalino, constituídas por gnaisses, de idade proterozoica, que representam as rochas encaixantes. Este complexo de rochas cristalinas de base foi coberto por formações sedimentares recentes, nomeadamente, a Formação de Kalahari e a Formação de Calonda. As rochas encaixantes da chaminé kimberlítica são formadas por gnaisses que correspondem à parte eliminada (estéril) na exploração diamantífera de Catoca, constituem um grande volume de material pétreo, sem aproveitamento, depositado nas escombreiras da mina, originando diversos impactes ambientais (na paisagem, no solo, na vegetação, na fauna e nos processos ecológicos), e impactes socioeconómicos, tais como, a dificuldade para o desenvolvimento de atividades agrícolas nas áreas de implantação das escombreiras e os elevados custos económicos associados à manutenção destas concentrações de estéril.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34127
ISBN: 978-989-54756-4-3
Type: article
Appears in Collections:GEO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro_CLME2022 Simpósio 4 - UÉvora Balão et al.pdf276.01 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois