Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34073

Title: American environment and policy assessment and observation self-report (epaosr): processo de tradução e adaptação para avaliar as oportunidades para a atividade física no jardim de infância em Portugal.
Authors: Moreira, Mariana
Veiga, Guida
Lopes, Frederico
Cordovil, Rita
Editors: Matias, Ana Rita
Almeida, Gabriela
Veiga, Guida
Marmeleira, José
Keywords: brincar ativo
educação pré-escolar
oportunidades
criança
primeira infância
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Moreira, M., Veiga, G., Lopes, F., Cordovil, R. (2021). American environment and policy assessment and observation self-report (epaosr): processo de tradução e adaptação para avaliar as oportunidades para a atividade física no jardim de infância em Portugal. In A. R. Matias, G. Almeida, G. Veiga, & J. Marmeleira. Estudos em desenvolvimento motor da criança XIV (pp.133-135). Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-216-1
Abstract: A prática frequente de atividade física na primeira infância está associada a melhor saúde física, mental e psicossocial, melhor competência motora e cognitiva (1). O Jardim de Infância é um contexto que, pelas suas características, tem impacto nos níveis de atividade física das crianças nesta idade (2). O instrumento EPAO-SR avalia os indicadores de qualidade de atividade física e nutrição do Jardim de Infância (3), a partir de três questionários independentes preenchidos pelo/a diretor/a e educador/as do estabelecimento. As variáveis são cotadas numa escala de 0 a 3 pontos, em que a pontuação mais alta indica melhores práticas. Os itens dos questionários podem ser utilizados de forma flexível e/ou isolada, de acordo com os objetivos do investigador. Neste capítulo apresenta-se o processo de tradução e adaptação para a População portuguesa dos itens relativos à atividade física. Após a discussão em comité de 3 traduções independentes realizadas por 3 investigadores familiarizados com o construto e fluentes na Língua Inglesa, criou-se uma versão consensual aplicada num grupo focal com 6 participantes e 1 moderador. As sugestões dos participantes foram registadas pelo moderador e analisadas pelo comité e autores da escala original, resultando na versão portuguesa final. Esta versão do EPAO-SR pretende contribuir para otimizar as oportunidades para o brincar ativo no Jardim de Infância em Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34073
Type: bookPart
Appears in Collections:CHRC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Moreira Veiga_Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV copy 2.pdf326.93 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois