|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33898
|
Title: | Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância |
Authors: | Vaz, L. Franco, V. Leal, S. |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. |
Citation: | Vaz, L., Franco, V., & Leal, S. (2022). Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(1), 27–36 |
Abstract: | As soft skills são competências não técnicas que influenciam o sucesso laboral. A sua importância é cada vez mais destacada no mundo organizacional, pois contribuem significativamente para o bom desempenho e o desenvolvimento do percurso profissional. Verifica-se, no entanto, uma lacuna no que concerne ao seu estudo nas profissões que envolvem uma relação de ajuda, como no caso da Intervenção Precoce na Infância (IPI) implementada numa perspetiva centrada na família por equipas multiprofissionais. O presente estudo tem como objetivo construir um questionário que permita avaliar a importância das soft skills para os profissionais de IPI, bem como perceber o seu domínio sobre estas competências e a respectiva utilização no desempenho profissional. O questionário foi constituído a partir uma ampla lista de soft skills referidas em literatura científica, sendo chamados especialistas para avaliar a clareza do conceito e a sua pertinência para a prática de IPI. O estudo contou com a participação de 8 especialistas portugueses. De modo geral, as soft skills obtiveram percentagens altas em ambos os critérios, no entanto, após a avaliação dos participantes, foram excluídas três competências da lista inicial, adicionada uma e doze foram alvo de revisão, resultando um total de 48 itens no questionário final. |
URI: | https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2307 http://hdl.handle.net/10174/33898 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|