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http://hdl.handle.net/10174/33541
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Title: | Perceção empresarial sobre a empregabilidade do ensino profissional no concelho de Valongo |
Authors: | Lapa, Rui Manuel Maurício |
Advisors: | Lucas, Maria Raquel de Sousa Henriques, P. D. |
Keywords: | Ensino Profissional Concelho de Valongo Empresas Empregabilidade Competências Professional Education Valongo Municipality Companies Employability Skill |
Issue Date: | 15-Nov-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Num mundo cada vez mais competitivo, as empresas procuram profissionais não apenas
bem formados, mas sobretudo com conhecimentos práticos e técnicos. Nesse sentido,
são já cada vez mais as empresas que optam por contratar profissionais com uma
especialização mais prática, direcionada e técnica para os mais diversos cargos. Por isso
mesmo, o Ensino Profissional (EP) pode ser uma excelente opção para as empresas
assim como para aqueles alunos que desde cedo sabem o que querem para o seu futuro.
O EP constitui, conforme o Decreto-lei 4/98, de 8 de janeiro, um subsistema de ensino
de nível secundário que oferece formação geral, sociocultural, científica e formação
tecnológica profissional, garantindo desta forma, àqueles que o concluem, um diploma
do ensino secundário e qualificação profissional de nível IV. O EP dá a possibilidade aos
alunos de prosseguirem os estudos ou de entrarem diretamente no mercado de
trabalho como técnicos intermédios para os vários setores económicos e sociais.
Posto isto, o presente estudo visa perceber e analisar a perceção das empresas do
concelho de Valongo sobre a empregabilidade dos alunos do EP. Para realizar este
estudo, será adotado uma metodologia mista com recolha de dados primários, através
de questionário junto das empresas, e de dados secundários através de pesquisa
bibliográfica e documental.
Com a conclusão desta dissertação, verifica-se que a maioria dos empregadores locais
tendem a valorizar o EP, e acham que este favorece a empregabilidade dos jovens
diplomados. Muitas das empresas do concelho têm ou tiveram colaboradores do EP e
acolheram estagiários do EP. No entanto, observa-se que existe ainda algumas
limitações no que diz respeito, quer na adequação dos cursos ao mercado de trabalho
local, quer ao nível da relação entre escolas promotoras do EP e o tecido empresarial
local.
Nesse sentido, o EP deve estar mais atento às necessidades de formação local, para
melhorar o desenvolvimento das competências fundamentais para a empregabilidade aplicáveis à generalidade das empresas. Ou seja, é fundamental fortalecer a ligação
entre escola e o mercado laboral, identificando competências e áreas onde faltam
profissionais, e trazendo a realidade empresarial para o mundo do ensino; Business perception on the employability of vocational education in
the municipality of Valongo - Abstract:
In an increasingly competitive world, companies are looking for professionals who are
not only well-trained, but above all with practical and technical knowledge. In this sense,
more and more companies are choosing to hire professionals with a more practical,
targeted and technical specialization for the most diverse positions. For this reason,
professional education can be an excellent option for companies as well as for those
students who know from an early age what they want for their future.
Vocational education constitutes, according to Decree-Law 4/98, of January 8, a
secondary level education subsystem that offers general, sociocultural, scientific and
professional technological training, thus guaranteeing, to those who complete it, a
diploma secondary education and level IV professional qualification. Vocational
education gives students the possibility to continue their studies or directly enter the
labor market as intermediate technicians for the various economic and social sectors.
That said, this study aims to understand and analyze the perception of companies in the
municipality of Valongo on the employability of students in vocational education. To
carry out this study, a mixed methodology will be adopted with primary data collection,
through a questionnaire to companies, and secondary data through bibliographical and
documentary research.
With the conclusion of this dissertation, it is expected to identify the motivations and
expectations that companies in the municipality of Valongo have when welcoming
students from professional education.
With the conclusion of this dissertation, it can be seen that most local employers tend
to value professional education. and feel that it favours the employability of young
graduates. Many companies in the municipality have or have had employees and have
hosted trainees from professional education. However, it can be observed that there
are still some limitations regarding both the adequacy of the courses to the local labour
market and the relationship between schools and the local business environment. In this sense, the professional education should be more attentive to the local training
needs, in order to improve the development of the fundamental skills for employability
applicable to the generality of the companies. In other words, it is fundamental to
strengthen the link between school and labour market, identifying skills and areas where
there is a lack of professionals, and bringing the business reality into the world of
education. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/33541 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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