|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33526
|
Title: | Registo sobreagudo do saxofone: exercícios direcionados para o seu domínio progressivo |
Authors: | Rosa, Ana Maria Balas dos Santos |
Advisors: | Marques, Mário Dinis Coelho da Silva |
Keywords: | Saxofone Harmónicos Sobreagudos Vocalização Embocadura Saxophone Overtone Altissimo Voicing Embouchure |
Issue Date: | 28-Nov-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este relatório encontra-se dividido em duas partes principais, sendo que a primeira
corresponde a uma exposição e análise das aulas assistidas durante a prática de ensino
supervisionada, explorando-se também as características e contextualização da Escola
Artística de Música do Conservatório Nacional, bem como dos alunos acompanhados
durante a PES.
A segunda parte do relatório descreve o processo de investigação e os seus resultados,
com o objetivo de produzir um conjunto de exercícios/estudos direcionados para o domínio
do registo sobreagudo do saxofone. Esta investigação partiu da realização do estado da
arte, começando-se por uma explicação dos conceitos de harmónico e sobreagudo, quais
as habilidades técnicas de que o saxofonista precisa para emitir estes sons e, posteriormente,
propondo alguns exercícios de abordagem e execução de harmónicos/sobreagudos
no saxofone, construídos seguindo um aumento gradual de dificuldade, de forma a serem
aplicáveis a alunos do ensino vocacional de saxofone desde o ensino básico até ao ensino
secundário, conforme as características individuais de cada aluno forem permitindo; - Altissimo register of the saxophone: exercises
directioned towards its progressive mastery
Abstract:
This report is divided in two main parts, being that the first corresponds to an exposure
and analysis of the classes that were watched during the supervised teaching practice,
also exploring the characteristics and context of the Artistic Music School of the National
Conservatory, as well as the students who were accompanied.
The second part describes the investigation process and its results, with the main purpose
of producing a set of exercises/etudes directioned towards the saxophone’s third
register. This investigation started by doing the state of the art, beginning with an explanation
of the concepts of overtone and altissimo, which technical abilities are demanded
from the saxophonist to produce these sounds, and then proposing some exercises to
approach and execute overtones/altissimo on the saxophone, elaborated following a progressive
increase of difficulty, so as to be adaptable to students who attend the specialized
music schools, from the basic cycle to the secondary cycle, depending, of course, on the
individual characteristics of each student. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/33526 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|