Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33473

Title: Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola
Authors: Mellado-Moreno, Pedro
Borralho, António
Blanco-Garcia, Montserrat
Editors: Elliot, Ligia Gomes Elliot
Keywords: avaliação das aprendizagens
formação inicial de professores
ensino superior
articulaçãoentre ensino-aprendizagem-avaliação
Issue Date: 28-Jun-2022
Publisher: Fundação Cesgranrio (Rio de Janeiro)
Citation: Mellado-Moreno, P., Borralho, A. & Blanco-Garcia, M. (2022). Perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação numa universidade portuguesa e outra espanhola. META:Avaliação, 14(43), 444-474. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i43.3721
Abstract: O artigo retrata um estudo que procurou a identificação de fatores de convergência e divergência de práticas pedagógicas para a compreensão do processo de avaliação das aprendizagens dos alunos na Universidade de Évora (Portugal) e na Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha). A metodologia de investigação enquadrou-se no paradigma interpretativo através de uma abordagem mista cujos participantes foram os estudantes e os docentes dos cursos de formação de professores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas ao docentes, um questionário aos estudantes e a análise de documentos institucionais. Os resultados revelam uma forte relação entre as práticas pedagógicas, nas duas universidades, mas com algumas diferenças relevantes na dimensão avaliativa.
URI: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3721/pdf
http://hdl.handle.net/10174/33473
ISSN: e-ISSN 2175-2753
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
3721-10848-2-PB.pdf421.96 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois