Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33429

Title: Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção
Authors: Fialho, Isabel
Coppi, Marcelo
Issue Date: 2022
Publisher: CIEP-UE
Citation: Fialho, I. (Coord.)& Coppi, M. (2022). Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas. Livro de Atas do IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção (ebook). Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora. 190 pp. [ISBN: 978-972-778-240-6]
Abstract: O IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção surgiu na continuidade de outros seminários realizados no âmbito do projeto de investigação, financiado pela FCT, Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal – MAEE (PTDC/CED-EDG/30410/2017). Este seminário, que decorreu nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, na cidade de Évora, nas instalações da Universidade, teve como principal propósito constituir-se como espaço de divulgação, troca de experiências, debate de ideias e reflexão sobre temáticas relacionadas com a avaliação de escolas, mobilizando diversos profissionais da educação (investigadores, estudantes, professores de diferentes níveis de ensino, diretores de escolas/agrupamentos, inspetores, diretores de centros de formação, entre outros), que deram testemunho do seu pensamento, das suas práticas e da sua investigação. A partir do tema selecionado – Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas – pretendeu-se dar visibilidade a estes dois processos de natureza distinta, mas complementares, de relevância inquestionável no campo da eficácia e da melhoria contínua das escolas. São estes processos que permitem o conhecimento das práticas que as escolas desenvolvem e a compreensão e análise dos modos como trabalham e se organizam pedagógica e curricularmente, fazendo desse conhecimento uma poderosa ferramenta de governação. Uma escola aprendente e curricularmente inteligente deve ser capaz de assegurar a sinergia entre a autoavaliação sistemática, que permite compreender os processos, explicitar os resultados e proceder a ações de melhoria, e a avaliação externa, que pode reforçar esse conhecimento, legitimando tomadas de decisão promotoras dessa melhoria. Este ebook é constituído por treze textos que foram sujeitos a blind refere, alguns dos quais foram apresentados em conferência plenária e mesas redondas e outros no espaço das comunicações livres, encontrando-se organizados em torno de três eixos temáticos: 1. Autoavaliação de escolas. 2. Avaliação externa das escolas. 3. Avaliação de escolas e políticas educativas. Muitos dos textos são parte de estudos desenvolvidos no âmbito de dissertações de mestrado e teses de doutoramento e alguns são estudos parcelares realizados por investigadores do projeto MAEE.
URI: https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/maee
http://hdl.handle.net/10174/33429
ISBN: 978-972-778-240-6
Type: book
Appears in Collections:PED - Publicações - Livros
CIEP - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
E-book_Seminario_MAEE.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois