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http://hdl.handle.net/10174/33299
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Title: | Design de Novos Produtos e Serviços na Era Digital – Alguns limites éticos |
Authors: | Pires, António Ramos Saraiva, Margarida Elisabeth, Brito |
Editors: | Pires, António Ramos Saraiva, Margarida Navas, Helena |
Keywords: | Produtos Serviços Era Digital Limites éticos |
Issue Date: | 24-Jun-2022 |
Publisher: | RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade |
Citation: | Pires, A.R.; Saraiva, M. & Brito, E. (2022). Design de Novos Produtos e Serviços na Era Digital – Alguns limites éticos. In Livro de Atas do XII Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, António Ramos Pires, Margarida Saraiva & Helena Navas (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa - Caparica (Portugal), 24 de junho de 2022, pp. 383-385. ISSN: 2183-1408 |
Abstract: | A conceção de produtos e serviços é uma área complexa de trabalho, nomeadamente pelas interações entre equipas, tecnologias e áreas de conhecimento. O ciclo da qualidade e da inovação e desenvolvimento de novos produtos mostra que as primeiras fases (identificação de necessidades e expetativas, expressão funcional das mesmas e design) determinam o custo do ciclo de vida. As melhores soluções para a sustentabilidade (ambiental, económica e social) são também encontradas na fase de design/conceção.
Ao longo do tempo têm sido desenvolvidas técnicas e metodologias para ajudar a conceção de que são exemplos: Gestão do Valor, QFD, FMEA, KANSEI, Teoria Axiomática (Suh, 1993; 2001). Nestas, o cliente não tinha que dar nada em troca para além da quantia monetária, embora sendo desejado o seu envolvimento no design.
A era digital vem trazer alterações significativas. Do lado positivo, são exemplos o acesso a informação e a funcionalidades diretamente úteis aos clientes/consumidores/cidadãos. Do lado negativo, temos o uso de dados pessoais para fins de publicidade dirigida de bens e serviços, usando técnicas mais ou menos agressivas de marketing, por vezes tentando condicionar os comportamentos.
Contudo, outro fenómeno ocorre frequentemente, talvez induzido por deficiente entendimento das relações desejadas entre fornecedores e clientes: as plataformas de serviços (ou melhor de autosserviços), são desenhadas, com frequência, para beneficiar o fornecedor, prejudicando o cliente (ex.: exigindo deste meios informáticos).
Neste artigo, questionamos as práticas de conceção na era digital, incluindo princípios, valores, conceitos nefastos, e utilidade de reforçar as componentes éticas. |
URI: | https://publicacoes.riqual.org/wp-content/uploads/2022/09/troia_xii_383_385.pdf http://hdl.handle.net/10174/33299 |
ISSN: | 2183-1408 |
Type: | article |
Appears in Collections: | GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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