Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33269
|
Title: | Aprendizagem baseada em problemas na educação geográfica: as perspetivas dos estudantes |
Authors: | Carmo, André Saraiva, Leonor |
Editors: | Remoaldo, Paula Caldeira, Maria Teles, Virgínia Scalabrini, Elaine Fernandes, José |
Keywords: | ABP diários reflexivos educação geográfica prática pedagógica |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade do Minho / Associação Portuguesa de Geógrafos |
Abstract: | Dando continuidade ao trabalho colaborativo que temos vindo a desenvolver no domínio da educação geográfica, mais concretamente ao nível da implementação da aprendizagem-baseada em problemas (ABP) e da
adequação do programa e dos materiais curriculares de uma unidade curricular – População e Território – ao respetivo
discurso pedagógico, o presente estudo tem como principal objetivo compreender as perspetivas dos estudantes sobre
diversos aspetos relacionados com o processo de ensino-aprendizagem baseado na ABP. Para o efeito, tendo como ponto de partida os trabalhos pioneiros de Alaszewski (2006) e Chappell (2006), recorremos à análise de conteúdo de aproximadamente três dezenas de diários reflexivos elaborados pelos estudantes de duas unidades curriculares distintas – População e Território e Interculturalidade, Cidadania e Mediação – lecionadas no Instituto Politécnico de Setúbal e no Instituto Politécnico de Lisboa, respetivamente. Os resultados, permitirão reavaliar as práticas pedagógicas levadas a cabo com base na ABP, de modo a melhorar e enriquecer os processos de ensino-aprendizagem no quadro da educação
geográfica. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/33269 |
ISBN: | 978-989-98857 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|