Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33255

Title: Cultura Organizacional e Percepção da Qualidade nas Unidades de Saúde Familiares modelo B do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central
Authors: Gomes, Luis Pedro
Carmen, Alfaiate
Correia, Ana Rita
Saraiva, Margarida
Editors: Pires, António Ramos
Saraiva, Margarida
Navas, Helena
Keywords: Cultura Organizacional
Qualidade
Unidades de Saúde Familiares
Issue Date: 24-Jun-2022
Publisher: RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade
Citation: Gomes, L.P.; Alfaiate, C.; Correia, A.R. & Saraiva, M. (2022). Cultura Organizacional e Percepção da Qualidade nas Unidades de Saúde Familiares modelo B do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central. In Livro de Atas do XII Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, António Ramos Pires, Margarida Saraiva & Helena Navas (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa - Caparica (Portugal), 24 de junho de 2022, pp. 31-34. ISSN: 2183-1408.
Abstract: A qualidade em saúde é definida como “o grau em que os serviços de saúde, para os indivíduos e as populações, aumentam a probabilidade de ocorrência dos resultados de saúde desejados e sejam consistentes com os conhecimentos profissionais atuais”(Institute of Medicine, 1990, p. 21). Para proporcionar cuidados de saúde com qualidade, atualmente, as organizações lidam com a necessidade de mudança constante, o que leva a um maior foco na gestão dos recursos humanos e na cultura organizacional, de modo a empoderar as pessoas de um modo que lhes permita executar o seu trabalho (De Feo, 2010). A cultura de uma organização é um fator essencial para o sucesso da implementação da Gestão pela Qualidade Total (Alghamdi, 2018; Harooni & Razeghi, 2020; Luthra et al., 2021). Paralelamente, de acordo Juran (2010), a procura por uma qualidade elevada transforma igualmente a cultura da organização. Com este trabalho pretende-se conhecer a perceção da cultura organizacional e a auto perceção da qualidade dos médicos e enfermeiros das Unidade de Saúde Familiar modelo B (USFB) do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACeS AC). Para tal formularam-se 3 hipóteses que relacionam a perceção da cultura organizacional e a perceção da qualidade nas USFB pelos profissionais de saúde alvo do estudo. Os resultados obtidos mostram que a dimensão envolvimento é a dimensão da cultura organizacional com a média mais elevada e que o bloco condições, de entre os blocos da qualidade o que apresenta a média mais elevada.
URI: https://publicacoes.riqual.org/wp-content/uploads/2022/09/troia_xii_31_34.pdf
http://hdl.handle.net/10174/33255
ISSN: 2183-1408
Type: article
Appears in Collections:GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
05-2022_RIQUAL_Cultura Org e Qualidade Saúde.pdf147.78 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois