|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33217
|
Title: | CONSUMO DE ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA: CONHECER PARA INTERVIR |
Authors: | Louro, Fernanda Caldeira, Ermelinda |
Keywords: | Adolescentes Álcool Saúde comunitária Prevenção |
Issue Date: | Apr-2022 |
Citation: | Louro, F, Caldeira, E (2022). Consumo de álcool na adolescência: conhecer para intervir. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento 8(1):39-54. DOI: 10.24902/r.riase.2022.8(1).555.39-54 |
Abstract: | Objetivos: Conhecer o comportamento do consumo de álcool dos estudantes do 7.ºAno de
uma Escola Básica e Secundária do Distrito de Évora; identificar os conhecimentos acerca
do álcool, seus efeitos e suas consequências.
Metodologia: Estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. Recolha de dados
através de questionários: Questionário de Caracterização e Questionário de Conhecimentos
acerca do Álcool. Amostra por conveniência, constituída por 34 adolescentes. Foram
utilizadas técnicas de análise descritiva para caracterizar os dados.
Resultados: Observou-se que 38,2% dos adolescentes já consumiram bebidas alcoólicas.
Quando consumiram pela primeira vez, a maioria (53,8%) refere que estava acompanhada
pelos pais ou outros familiares e 46,2% na companhia de amigos/colegas. No que se refere
aos conhecimentos acerca do álcool, observou-se uma média de 26 respostas corretas por
aluno, o que representa um nível suficiente de conhecimentos, no entanto com um défice
de conhecimentos sobre o consumo/abuso de álcool, efeitos e potenciais consequências.
Constatou-se ainda uma atitude facilitadora dos pais/família face à experimentação de
bebidas alcoólicas.
Conclusão: Os dados sugerem diferentes fatores relacionados ao consumo de álcool na
adolescência. A Promoção da Saúde, realizada através de programas de Educação para a
Saúde, deve dotar os adolescentes de conhecimentos que lhes permitam no futuro tomar
decisões informadas e conscientes, no sentido de promover uma vida mais saudável. Os
programas preventivos devem envolver toda a comunidade educativa, com uma perspetiva
particular nos pais, no sentido da sua consciencialização sobre a influência que os seus comportamentos têm nos filhos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/33217 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ENF - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|