Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32951

Title: Transformações na Zona de Intervenção de Alqueva (e no Alentejo) nas últimas décadas: algumas questões sociológicas
Authors: Figueira, José
Baltazar, Maria da Saudade
Santos, Marcos
Ventura, Ana
Editors: APDEA
Keywords: Alentejo,
Alqueva
População Agrícola
Propriedade Agrícola
Trabalho Assalariado
Issue Date: 2020
Citation: Figueira, J., Baltazar, M. S., Santos, M.O. & Ventura, A.M. (2020). Transformações na Zona de Intervenção de Alqueva (e no Alentejo) nas últimas décadas: algumas questões sociológicas, IX Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária, 15 e 18 de outubro de 2019, Oeiras, A Agricultura e os desafios societais para o período 20-30 - Atas do IX Congresso da APDEA/ESADR 2019, pp . 937 – 956. ISBN 978-972-8552-07-7.
Abstract: Contextualização: No contexto das transformações em curso aos níveis supranacional, nacional e regional, os investimentos que têm sido feitos na Zona de Intervenção de Alqueva (ZIA) acarretam significativas mudanças, de entre as quais podemos ressaltar as de carácter sociológico, a par das associadas às transformações tecnológicas, políticas e económicas. Objetivo: Identificar as transformações de caráter sociológico que têm vindo a ocorrer na zona de Alqueva e aprofundar o conhecimento sobre essas transformações deixando em aberto pistas para reflexão. Metodologia: Assenta fundamentalmente na análise documental e na informação disponível, tratada mediante análise de conteúdo realizada para dar resposta ao objetivo traçado. Resultados pretendidos: Sistematização quantitativa das alterações ocorridas na estrutura da população e na propriedade agrícola, na população agrícola familiar, na idade e qualificações de quem trabalha a terra, e na composição do trabalho assalariado, complementadas com reflexões explicativas e com questões levantadas pelas alterações referenciadas. Mais-valia: Reforço do conhecimento sobre questões de âmbito sociológico na Zona de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA).
URI: http://hdl.handle.net/10174/32951
ISBN: 978-972-8552-07-7
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ESADR_2019_Atas.pdf483.77 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois