|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32897
|
Title: | Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolar |
Authors: | Almeida, Almeida Rasteiro, Ana Nascimento, Ana Genésio, Daniela Cipriano, Mariana Latas, Marlene Pereira, Simone Cruz-Ferreira, Ana |
Editors: | Correia, Vanda Pereira, Elsa Carvalho, João Minhalma, Ricardo |
Keywords: | Desenvolvimento motor competência motora percebida infância |
Issue Date: | Oct-2022 |
Abstract: | O estudo da relação entre perceção e real competência motora em crianças em idade pré- escolar tem interesse investigativo por parte de especialistas em desenvolvimento motor da criança. O estudo realizado teve como objetivo explorar a perceção da competência motora (PCM) e a coordenação motora geral em 32 crianças (40.63% meninas) que frequentam o pré-escolar (Média 72 meses, DP= 4.18), sem perturbações do neurodesenvolvimento. Para avaliar a PCM utilizou-se a Escala de Auto-Perceção de Competência e Aceitação Social para Crianças em imagens (versão portuguesa), e para avaliar as capacidades globais de coordenação geral, utilizou-se a Escala de Coordenação Motora de Charlop-Atwell (versão francesa). Esta escala inclui uma classificação objetiva, que avalia o produto, e uma classificação subjetiva, que considera a qualidade de execução. As crianças desta amostra apresentam uma PCM elevada (M=27.50, SD=4.04) quando na realidade têm baixos scores de coordenação motora (total, objetivo e subjetivo: rs=.26, p=.16; rs=.16, p=.38; rs=.34, p=.06, respetivamente). Uma alta perceção de competência motora em idade pré-escolar é uma “janela de oportunidade” para promover atividades promotoras do desenvolvimento do reportório motor, com vista a uma maior participação em atividade física futura com consequentes benefícios para a saúde. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32897 |
ISSN: | 978-989-9127-12-8 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CHRC - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|