Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32894

Title: Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolar
Authors: Almeida, Gabriela
Rasteiro, Ana
Loureiro, Ana
Nascimento, Ana
Genésio, Daniela
Cipriano, Mariana
Latas, Marlene
Pereira, Simone
Ana, Cruz-Ferreira
Editors: Correia, Vanda
Pereira, Elsa
Carvalho, João
Minhalma, Ricardo
Keywords: Desenvolvimento motor
competência motora percebida
infância
Issue Date: Oct-2022
Abstract: O estudo da relação entre perceção e real competência motora em crianças em idade pré- escolar tem interesse investigativo por parte de especialistas em desenvolvimento motor da criança. O estudo realizado teve como objetivo explorar a perceção da competência motora (PCM) e a coordenação motora geral em 32 crianças (40.63% meninas) que frequentam o pré-escolar (Média 72 meses, DP= 4.18), sem perturbações do neurodesenvolvimento. Para avaliar a PCM utilizou-se a Escala de Auto-Perceção de Competência e Aceitação Social para Crianças em imagens (versão portuguesa), e para avaliar as capacidades globais de coordenação geral, utilizou-se a Escala de Coordenação Motora de Charlop-Atwell (versão francesa). Esta escala inclui uma classificação objetiva, que avalia o produto, e uma classificação subjetiva, que considera a qualidade de execução. As crianças desta amostra apresentam uma PCM elevada (M=27.50, SD=4.04) quando na realidade têm baixos scores de coordenação motora (total, objetivo e subjetivo: rs=.26, p=.16; rs=.16, p=.38; rs=.34, p=.06, respetivamente). Uma alta perceção de competência motora em idade pré-escolar é uma “janela de oportunidade” para promover atividades promotoras do desenvolvimento do reportório motor, com vista a uma maior participação em atividade física futura com consequentes benefícios para a saúde.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32894
ISBN: 978-989-9127-12-8
Type: bookPart
Appears in Collections:CHRC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Almeida et al 2022_SDMC Faro-cópia.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois