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http://hdl.handle.net/10174/32859
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Title: | Vivências de inclusão - contextos e percurso escolar na voz da Maria |
Authors: | Capelas, Carlos Alberto Mendes Rocha |
Advisors: | Costa, Conceição Leal da |
Keywords: | Abordagem biográfica Vivências Inclusão Cooperação Narrativa Biographical approach; Experiences Inclusion Cooperation Narrative |
Issue Date: | 20-Oct-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | No âmbito do mestrado em educação especial, nos domínios cognitivo e motor, esta
dissertação visa, a partir de narrativas biográficas, compreender as vivências de inclusão
nos contextos e percursos escolares, na voz da Maria e da mãe da Maria (m. M.), desde a
intervenção precoce até à conclusão do ensino secundário. Com o intuito de aprofundar
esta temática, problematiza-se a inclusão e a trajetória escolar, através de uma abordagem
biográfica, com narrativas de uma jovem e da respetiva mãe. Com base na voz da Maria
e da m. M. estudamos a importância das relações e interações, o papel do professor de
educação especial e trabalho colaborativo, processos de avaliação, vivências, sentimentos
e atitudes. Conclui-se que a sensibilização da comunidade educativa para as vivências
inclusivas das crianças e jovens continua a ser um grande desafio uma vez que, em alguns
momentos e contextos educativos, a inclusão não foi vivenciada. O professor de educação
especial, como profissional especializado, deve ser a referência para a implementação de
práticas pedagógicas que promovam vivências escolares, pessoais, familiares e sociais
inclusivas, tanto quanto articuladas com as vivências que contribuam para o
desenvolvimento integral do ser humano; ABSTRACT:
Title: Experiences of inclusion – contexts and school pathways in the voice of Maria
In the context of the master's degree in special education, in the cognitive and motor
domains, this dissertation aims, based on biographical narratives, to understand the
experiences of inclusion in contexts and school paths, in the voice of Maria and Maria's
mother (m. M.), from early intervention to the completion of secondary education. In
order to deepen this theme, inclusion and school trajectory are problematised through a
biographical approach, with narratives from a young girl and her mother. Relationships
and interactions, the role of the special education teacher and collaborative work,
assessment processes, experiences, feelings and attitudes are studied. It is concluded that
the awareness of the educational community for the inclusive experiences of children and
young people remains a great challenge since, in some moments and educational contexts,
inclusion was not experienced. The special education teacher, as a specialized
professional, should be the reference for the implementation of pedagogical practices that
promote inclusive school, personal, family and social experiences, as much as articulated
with the experiences that contribute to the integral development of the human being. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32859 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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