|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32666
|
Title: | Estágio de arquitetura paisagista na empresa Play Planet - mobiliário urbano, construção e paisagismo, Lda. - Espaços de jogo e recreio mais inclusivos para uma sociedade mais inclusiva |
Authors: | Carvalho, Bárbara Raquel Jesus |
Advisors: | Matos, Rute Sousa Maggioni, Milva de Magalhães Filipe Bertoli |
Keywords: | Inclusão EJR Projeto Paisagismo Interação |
Issue Date: | 17-Oct-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O relatório de estágio que se segue, intitulado “Estágio de Arquitetura Paisagista na empresa Play Planet - mobiliário urbano, construção e paisagismo, Lda. - Espaços
de jogo e recreio mais inclusivos para uma sociedade mais inclusiva”, surge de um desafio proposto, pelo Município de Oeiras, à empresa Play Planet e consiste na análise técnica do nível de inclusão de espaços de jogo e recreio pertencentes ao município em questão. Esta análise tem como objetivo passar a ser uma base documentada que apoie potenciais transformações e a criação de espaços de jogo e recreio com carácter mais inclusivo.
Este documento descreve a forma como se desenvolveu o estágio e o projeto, desde a aquisição de conhecimentos relacionados com a temática da inclusão e dos espaços de jogo e recreio, passando pela definição de conceitos e pela análise aos espaços selecionados, culminando numa apreciação crítica e propositiva dos mesmos, com o intuito de impulsionar a sua transformação em espaços mais inclusivos.
A forma como os espaços abertos públicos são projetados tem impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos e é esperado que os espaços de jogo e recreio analisados no decorrer do projeto sejam locais de mínima exclusão, dado o seu carácter publico. No entanto, é importante ter presente que os espaços em análise foram, na sua grande maioria, construídos há mais de 20 anos, época em que a inclusão era ainda um tema pouco falado e pouco considerado pelos projetistas. É, assim, expectável que as avaliações resultantes não sejam maioritariamente positivas, mas que os espaços de jogo e recreio incluídos no projeto apresentem potencial de transformação e progressão quanto ao tema da inclusão; The internship report that follows, called “Landscape Architecture Internship at Play Planet - urban furniture, construction, and landscaping, Lda. – More inclusive play and recreation spaces for a more inclusive society inclusive”, arises from a challenge proposed by the Municipality of Oeiras, to the company Play Planet, and consists of the technical analysis of the level of inclusion of game and recreation spaces, belonging to the municipality in question. This analysis aims to become a documented basis that supports potential transformations and the conception of play and recreation spaces with a more inclusive character.
This document describes the way in which the internship and the project were developed, from the acquisition of knowledge related to the theme of inclusion at play and recreation spaces, through the definition of concepts and analysis of the selected spaces, culminating in a critical and suggestive appreciation, in order to encourage their transformation into more inclusive spaces.
The way public spaces are designed has a direct impact on the quality of life of the citizens of the municipalities and it is expected that the play and recreation spaces analyzed during the project be places of minimum exclusion, given their public character. However, it is important consider that the spaces under analysis were, for the most part, built more than 20 years ago, an era when inclusion was still a topic less talked about and little considered by designers. It is, therefore, to be expected that the resulting evaluations are not mostly positive, but that the play and recreation spaces included in the project have the potential for transformation and progression in terms of inclusion. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32666 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|