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http://hdl.handle.net/10174/32655
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Title: | Os efeitos da crise Covid-19 nas expetativas de viagens de férias dos portugueses |
Authors: | Bernardo, Paula Margarida Rosa |
Advisors: | Lucas, Maria Raquel |
Keywords: | Covid-19 Comportamento do consumidor Turismo interno Marketing Expetativas Covid-19 Consumer behavior Domestic tourism Marketing Expectations |
Issue Date: | 28-Jun-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O atual momento de crise sanitária criado pelo vírus COVID-19 gerou efeitos sem
precedentes a nível mundial. Destacando-se pelo elevado grau de contágio e rápida
propagação, o setor turístico foi gravemente afetado, devido às proibições de circulação
entre países e ao próprio receio dos turistas em ser infetados pelo vírus. Neste sentido, o
presente estudo visa identificar os efeitos da pandemia no comportamento do turista
português relativamente às suas viagens de férias, através da análise dos destinos e
conceitos de serviços procurados durante esta fase e os sentimentos e expetativas
associados a viagens futuras.
Para este efeito será aplicado um questionário que irá avaliar a perceção de turistas
portugueses perante as consequências da crise pandémica no turismo. Os dados foram
recolhidos através de um questionário online a 500 consumidores portugueses, onde se
verificou se as suas viagens sofreram alterações devido à pandemia covid-19 e quais as
suas expetativas para as viagens em 2021.
Os resultados mostraram que a maioria dos inquiridos viram as suas viagens alteradas
ou canceladas, pelo que se apresentaram reticentes em voltar a viajar. No entanto, os que
pretendem voltar a viajar demonstraram a intenção de excluir alguns destinos turísticos,
tendo sempre presente a aplicação das medidas preventivas recomendadas. Os principais
elementos das expectativas dos consumidores centram-se na familiaridade e segurança,
realização de viagens de curta duração, distanciamento social e o apoio à economia
interna.
Na opinião dos consumidores, a pandemia poderá potenciar novos destinos turísticos
em Portugal, pelo que será relevante estudar a sua perceção e desenvolver destinos com
potencial; - The Effects of the Covid-19 Crisis on Portuguese Vacation Travel
Expectations -
Abstract:
The current moment of health crisis created by the COVID-19 virus has generated
unprecedented effects worldwide. Standing out for its high degree of contagion and rapid
spread, the tourism sector was seriously affected, due to bans on movement between
countries and the fear of tourists in being infected by the virus. In this sense, this study
aims to identify the effects of the pandemic on the behavior of Portuguese tourists in
relation to their holiday travel, through the analysis of destinations and service concepts
sought during this phase and the feelings and expectations associated with future travel.
For this purpose, a questionnaire will be applied to assess the perception of Portuguese
tourists regarding the consequences of the pandemic crisis in tourism. Data were
collected through an online questionnaire to five hundred Portuguese consumers,
which verified whether their trips had changed due to the covid-19 pandemic and what
their expectations for travel in 2021 were.
The results showed that most respondents saw their trips changed or cancelled, so
they were reluctant to travel again. However, those who intend to travel again have
shown their intention to exclude some tourist destinations, always bearing in mind the
implementation of the recommended preventive measures. The key elements of consumer
expectations focus on familiarity and safety, short-term travel, social distancing and
supporting the domestic economy.
In the opinion of consumers, the pandemic could boost new tourist destinations in
Portugal, so it will be important to study their perception and develop destinations with
potential. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32655 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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