Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32655

Title: Os efeitos da crise Covid-19 nas expetativas de viagens de férias dos portugueses
Authors: Bernardo, Paula Margarida Rosa
Advisors: Lucas, Maria Raquel
Keywords: Covid-19
Comportamento do consumidor
Turismo interno
Marketing
Expetativas
Covid-19
Consumer behavior
Domestic tourism
Marketing
Expectations
Issue Date: 28-Jun-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O atual momento de crise sanitária criado pelo vírus COVID-19 gerou efeitos sem precedentes a nível mundial. Destacando-se pelo elevado grau de contágio e rápida propagação, o setor turístico foi gravemente afetado, devido às proibições de circulação entre países e ao próprio receio dos turistas em ser infetados pelo vírus. Neste sentido, o presente estudo visa identificar os efeitos da pandemia no comportamento do turista português relativamente às suas viagens de férias, através da análise dos destinos e conceitos de serviços procurados durante esta fase e os sentimentos e expetativas associados a viagens futuras. Para este efeito será aplicado um questionário que irá avaliar a perceção de turistas portugueses perante as consequências da crise pandémica no turismo. Os dados foram recolhidos através de um questionário online a 500 consumidores portugueses, onde se verificou se as suas viagens sofreram alterações devido à pandemia covid-19 e quais as suas expetativas para as viagens em 2021. Os resultados mostraram que a maioria dos inquiridos viram as suas viagens alteradas ou canceladas, pelo que se apresentaram reticentes em voltar a viajar. No entanto, os que pretendem voltar a viajar demonstraram a intenção de excluir alguns destinos turísticos, tendo sempre presente a aplicação das medidas preventivas recomendadas. Os principais elementos das expectativas dos consumidores centram-se na familiaridade e segurança, realização de viagens de curta duração, distanciamento social e o apoio à economia interna. Na opinião dos consumidores, a pandemia poderá potenciar novos destinos turísticos em Portugal, pelo que será relevante estudar a sua perceção e desenvolver destinos com potencial; - The Effects of the Covid-19 Crisis on Portuguese Vacation Travel Expectations - Abstract: The current moment of health crisis created by the COVID-19 virus has generated unprecedented effects worldwide. Standing out for its high degree of contagion and rapid spread, the tourism sector was seriously affected, due to bans on movement between countries and the fear of tourists in being infected by the virus. In this sense, this study aims to identify the effects of the pandemic on the behavior of Portuguese tourists in relation to their holiday travel, through the analysis of destinations and service concepts sought during this phase and the feelings and expectations associated with future travel. For this purpose, a questionnaire will be applied to assess the perception of Portuguese tourists regarding the consequences of the pandemic crisis in tourism. Data were collected through an online questionnaire to five hundred Portuguese consumers, which verified whether their trips had changed due to the covid-19 pandemic and what their expectations for travel in 2021 were. The results showed that most respondents saw their trips changed or cancelled, so they were reluctant to travel again. However, those who intend to travel again have shown their intention to exclude some tourist destinations, always bearing in mind the implementation of the recommended preventive measures. The key elements of consumer expectations focus on familiarity and safety, short-term travel, social distancing and supporting the domestic economy. In the opinion of consumers, the pandemic could boost new tourist destinations in Portugal, so it will be important to study their perception and develop destinations with potential.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32655
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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