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http://hdl.handle.net/10174/32633
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Title: | Para a promoção de uma Escola Inclusiva: que recursos humanos, politicas públicas, e estratégias de intervenção no ensino secundário? |
Authors: | Varela, Marta Susana Guerreiro |
Advisors: | Baltazar, Maria da Saudade |
Keywords: | Escola Inclusiva Recursos Humanos Políticas públicas Estratégias de intervenção Ensino público Inclusive School Human Resources Public policies Intervention strategies Public education |
Issue Date: | 14-Jul-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O Ensino em Portugal tem tido um caminho um pouco sinuoso, com atrasos em relação ao
percurso trilhado na Europa, com objetivos e orientações pouco objetivados e que tendem a
traduzirem-se em múltiplas interpretações. Em 2018, surgiu uma nova abordagem de escola,
disposta a introduzir mudança no sistema educativo, cujo pilar é o respeito pela diferença. A escola
cada vez mais tem vindo a responder às especificidades escolares através da introdução de
currículos mais flexíveis, através de uma equipa com recursos e com a intervenção das equipas
multidisciplinares é possível alcançar-se a plena inclusão, nunca esquecendo que o papel dos
órgãos da direção da escola tem um importante impacto na organização da instituição.
Com esta investigação pretende-se conhecer as práticas inclusivas das três escolas secundárias
do Concelho de Évora a partir da análise dos documentos disponibilizados pelos estabelecimentos
de ensino, nomeadamente os Planos de Desenvolvimento Estratégico, Planos Anuais de Atividades,
os Regulamentos Internos e ainda os Relatórios de Avaliação Externa das Escolas. A recolha foi feita
numa primeira fase nos sites de cada escola e através de um conjunto de entrevistas com as
técnicas das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva de forma a completar a
informação anteriormente recolhida e com suporte na legislação sobre o tema. Os resultados
obtidos através dos estudos de caso em análise denotam as práticas assumidas assim como os
constrangimentos com que se confrontam em prol de uma Escola Inclusiva que foram
identificados, relevando o pouco tempo de adaptação para a implementação do novo
enquadramento jurídico; Human Resource Managment Policies to Promove an Inclusive
School?
Abstract:
Education in Portugal has had a somewhat winding path, with delays in relation to the path
taken in Europe, with objectives and guidelines little objectified and that tend to translate into
multiple interpretations. In 2018, a new school approach emerged, willing to introduce change in
the educational system, whose pillar is respect for difference. The school has increasingly been
responding to school specificities through the introduction of more flexible curricula, through a
team with resources and with the intervention of multidisciplinary teams it is possible to achievefull
inclusion, never forgetting that the role of the school management bodies has an important impact
on the organization of the institution.
With this research it is intended to know the inclusive practices of the three secondary schools
of the Municipality of Évora from the analysis of the documents made available by educational
establishments, namely the Strategic Development Plans, Annual Activity Plans, the Internal
Regulations and the External Evaluation Reports of the Schools. The collection was made in a first
phase in the websites of each school and through a set of interviews with the techniques of the
Multidisciplinary Teams of Support to Inclusive Education in order to complete the information
previously collected and supported in the legislation on the subject. The results obtained through
the case studies under analysis denote the practices assumed as well as the constraints with which
they are confronted in favor of an Inclusive School that have been identified, little adaptation time
for the implementation of the new legal framework. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32633 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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