Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32604

Title: A exploração do mármore do Anticlinal de Estremoz em época romana: discussão dos resultados e perspetivas de futuro
Authors: Carneiro, André
Trapero Fernández, Pedro
Moreira, Noel
Editors: Carneiro, A.
Soares, C.M.
Grilo, F.
Serrão, V.
Issue Date: Sep-2022
Publisher: Edições Almedina
Citation: CARNEIRO, A, TRAPERO, P., MOREIRA, N. (2022), A exploração do mármore do Anticlinal de Estremoz em época romana: discussão dos resultados e perspetivas de futuro. In: CARNEIRO, A., SOARES, C.M., GRILO, F., SERRÃO, V., (coord.). Mármore: 2000 anos de História, Volume 3 – Contributo dos Mármores do Alentejo para a afirmação das artes. PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores, Almedina, Coimbra, 143-158.
Abstract: A terceira fase do projecto de História da Indústria dos Mármores permitiu desenvolver um conjunto de estratégias metodológicas inovadoras que se apresentam neste texto, bem como nos capítulos dos autores da linha de Arqueologia. É certo que se avançou na determinação dos locais de possível extracção em época romana e também na leitura da rede de povoamento, mas o foco ampliou-se muito. Procurou-se perceber qual a rede de escoamento dos mármores, procurando aplicar inovadoras análises de modelos digitais de terreno e de estudos de custo de transporte. Analisaram-se as possíveis rotas para o trânsito dos produtos, de acordo com a infra-estruturação do território e com as logísticas de distribuição e promoção do mármore. Mapeou-se a distribuição conhecida dos mármores, percebendo até onde chega a sua dispersão e propondo faseamentos cronológicos, também em função dos possíveis clientes. Sabe-se, contudo, que este trabalho se encontra longe da sua conclusão, permanecendo inúmeras questões em aberto. Deste modo, elencam-se também várias pistas para o futuro, desde a análise de modelos digitais ainda mais apurados, até à utilização de meios tecnológicos de alta precisão que permitam reconhecer as inúmeras dimensões da exploração em época romana que ainda não foram trazidas para a luz da análise.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32604
Type: bookPart
Appears in Collections:ICT - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Carneiro et al (2022).pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois