|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32566
|
Title: | Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica |
Authors: | Silva, Carolina de Cristina |
Advisors: | Candeias, Adelinda Maria |
Keywords: | Bem-estar Estilos de Vida Stress Mindset Ensino Superior Pandemia Well-being Lifestyles Stress Mindset Higher Education Pandemic |
Issue Date: | 15-Jul-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A pandemia de COVID-19 mostrou ter impacto em inúmeros aspetos a nível
mundial. Atualmente, o ser humano é obrigado a adaptar-se a novas regras e medidas
relacionadas com o controlo do vírus. Esta adaptação é feita de forma diferente por cada
pessoa devido a fatores que lhe são inerentes. O Mindset é um construto relacionado com
a forma como cada pessoa se adapta em situação de crise.
O objetivo do presente estudo é caracterizar a relação entre o Bem-Estar e os
Estilos de vida dos/as estudantes de Licenciatura e Mestrado durante a situação de crise
pandémica.
O estudo desenvolvido (N= 408), dirigiu-se a estudantes do Ensino Superior,
especificamente, de Licenciatura e Mestrado. Para o efeito, aplicámos um questionário
adaptado que incluiu quatro escalas: a Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar
Psicológico - EMMBEP (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress
(Reschke, K., 2011), a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Superior (EME-Sup),
a qual adaptámos a partir da ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) e a Escala
de Estilos de Vida (adaptação da escala de Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho
Guerra, 2004). A análise dos dados aponta para uma relação negativa o bem-estar e as
alterações nos estilos de vida durante o confinamento.
A finalizar, este estudo salienta-se a importância do Mindset de Crescimento
durante situações de crise como a pandemia de COVID-19; Perception of Psychogical Well-being and Lifestyles in Higher Education Students
during a Pandemic Crisis
Abstract:
The COVID-19 pandemic has been known for its impact worldwide. Nowadays,
the human kind must adapt to the new rules and measures related to the virus control.
This adaptation is different for each person due to many factors inherent to them. Mindset
is viewed as a construct related to the way that each person adapts to a crisis situation.
The main goal of this study is to characterize the relation between students Wellbeing
and Lifestyles, during the pandemic crisis.
The present study (N=408) was intended to higher education students (graduation
and master’s degree). Therefore, was applied a questionnaire that included four scales:
The Manifestation of Psychological Well-Being Measurement Scale (Monteiro, Tavares,
& Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Stress (Reschke, K., 2011), the
Mindset Scale for Higher Education Students, which was adapted from ECCI (Candeias,
Portelada, Pires & Costa, 2020) and Lifestyle Scale (adapted from, Maria Manuela
Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). The data analysis reveals a negative relation
between well-being and lifestyle changes during lockdown.
Finalizing, this study points the importance of Growth Mindset during a crisis
situation like COVID-19 pandemic. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32566 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|