Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32566

Title: Perceção de bem-estar psicológico e estilos de vida em estudantes do ensino superior em situação de crise pandémica
Authors: Silva, Carolina de Cristina
Advisors: Candeias, Adelinda Maria
Keywords: Bem-estar
Estilos de Vida
Stress
Mindset
Ensino Superior
Pandemia
Well-being
Lifestyles
Stress
Mindset
Higher Education
Pandemic
Issue Date: 15-Jul-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A pandemia de COVID-19 mostrou ter impacto em inúmeros aspetos a nível mundial. Atualmente, o ser humano é obrigado a adaptar-se a novas regras e medidas relacionadas com o controlo do vírus. Esta adaptação é feita de forma diferente por cada pessoa devido a fatores que lhe são inerentes. O Mindset é um construto relacionado com a forma como cada pessoa se adapta em situação de crise. O objetivo do presente estudo é caracterizar a relação entre o Bem-Estar e os Estilos de vida dos/as estudantes de Licenciatura e Mestrado durante a situação de crise pandémica. O estudo desenvolvido (N= 408), dirigiu-se a estudantes do Ensino Superior, especificamente, de Licenciatura e Mestrado. Para o efeito, aplicámos um questionário adaptado que incluiu quatro escalas: a Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico - EMMBEP (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Escala de Mindset em Estudantes do Ensino Superior (EME-Sup), a qual adaptámos a partir da ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) e a Escala de Estilos de Vida (adaptação da escala de Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). A análise dos dados aponta para uma relação negativa o bem-estar e as alterações nos estilos de vida durante o confinamento. A finalizar, este estudo salienta-se a importância do Mindset de Crescimento durante situações de crise como a pandemia de COVID-19; Perception of Psychogical Well-being and Lifestyles in Higher Education Students during a Pandemic Crisis Abstract: The COVID-19 pandemic has been known for its impact worldwide. Nowadays, the human kind must adapt to the new rules and measures related to the virus control. This adaptation is different for each person due to many factors inherent to them. Mindset is viewed as a construct related to the way that each person adapts to a crisis situation. The main goal of this study is to characterize the relation between students Wellbeing and Lifestyles, during the pandemic crisis. The present study (N=408) was intended to higher education students (graduation and master’s degree). Therefore, was applied a questionnaire that included four scales: The Manifestation of Psychological Well-Being Measurement Scale (Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012), o Teste de Stress (Reschke, K., 2011), a Stress (Reschke, K., 2011), the Mindset Scale for Higher Education Students, which was adapted from ECCI (Candeias, Portelada, Pires & Costa, 2020) and Lifestyle Scale (adapted from, Maria Manuela Gonçalves Guedes de Pinho Guerra, 2004). The data analysis reveals a negative relation between well-being and lifestyle changes during lockdown. Finalizing, this study points the importance of Growth Mindset during a crisis situation like COVID-19 pandemic.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32566
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Psicologia_da_Educacao-Carolina_de_Cristina_Silva.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois