Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32544

Title: O ensino na Universidade de São Tomé e Príncipe: conceções, vivências e práticas
Authors: Aguiar, Euridice Helga da Cruz Rodrigues
Advisors: Grácio, Maria Luísa
Keywords: Professores Universitários
Conceções de Ensino
Conceções de Aprendizagem
Práticas pedagógicas
Qualidade do ensino e da aprendizagem
University Professors
Conceptions of Teaching
Conceptions of Learning
Pedagogical practices
Quality of teaching and learning
Issue Date: 9-Mar-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A literatura revela que a qualidade do ensino e da aprendizagem no Ensino Superior, é grandemente influenciada pelas conceções de ensino e de aprendizagem dos professores, as quais influenciam as suas abordagens ao ensino, ou seja, a sua ação de ensino. Por sua vez, as conceções e práticas de ensino do professor têm impacto nas conceções e abordagens ao aprender dos próprios estudantes, no seu desempenho académico e resultados de aprendizagem. Tal insere-se no modelo SAL (Students Approaches to Learning), na sua linha de pesquisa fenomenográfica que visa aceder e compreender as formas qualitativamente diferentes como os indivíduos conceptualizam, compreendem e abordam diversos fenómenos, tais como o ensino e a aprendizagem. Tendo presente que a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) é recente, que o seu corpo docente foi formado em diferentes países, que existem poucos professores com doutoramento e não há um programa de formação contínua instituído, torna-se pertinente conhecer as suas conceções de ensino e de aprendizagem. Assim, o presente estudo visa identificar e analisar as conceções de ensino e de aprendizagem e as práticas pedagógicas de professores da Universidade de São Tomé e Príncipe, única instituição pública de Ensino Superior no país. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas individualmente a 19 professores da USTP, e analisados sobretudo através de metodologias qualitativas e complementarmente com metodologias quantitativas. Os resultados evidenciam uma conceção mais tradicional de ensino e de aprendizagem por parte destes professores. No entanto, emergem alguns elementos de uma conceção construtivista de ensino e aprendizagem. e de um papel do professor enquanto um facilitador dos mesmos. Embora as conceções identificadas expressem elementos centrados no/a aluno/a, as ações centradas no/a aluno/a são, não só pouco referidas como mencionadas de forma muito geral e restrita para que possam efetivamente refletir uma conceção construtivista sólida do ensino e da aprendizagem. Os resultados obtidos apresentam contributos para a compreensão de aspetos cruciais da qualidade do ensino superior na USTP permitindo identificar não só necessidades de formação dos professores como também aspetos, medidas e reformas institucionais a implementar; Abstract: The literature reveals that the quality of teaching and learning in Higher Education is greatly influenced by teachers' conceptions of teaching and learning, which influence their teaching approaches that is, their teaching practices. In turn, it impacts on students' own conceptions and approaches to learning, their academic performance and learning outcomes. This is considered in the SAL framework (Students Approaches to Learning)in its phenomenographic research line that aims to access and understand the qualitatively different ways in which individuals conceptualize, understand and approach different phenomena, such as teaching and learning. Considering that the University of São Tomé and Príncipe (USTP) i) is recent and the only public institution of higher education in the country; ii) its faculty was trained in different countries; iii) there are few professors with a PhD; and iv) there is no continuous training program in place; it is pertinent to know professors conceptions of teaching and learning. Thus, this study aims to identify and analyze the teaching and learning conception and pedagogical practices of the professors of the University of São Tomé and Príncipe. The data were obtained through semi-structured interviews, carried out individually with 19 professors from the USTP, and analyzed mainly through qualitative and quantitative methodologies. The results show a more traditional conception of teaching and learning by these teachers. However, some elements of a constructivist conception of teaching and learning emerge. Although the conceptions identified express elements centered on the student, the teaching actions centered on the students are seldom mentioned. When mentioned they are so ina very general and restricted way. Thus they can not effectively reflect a solid constructivist conception of teaching and learning. The results obtained present contributions to the understanding of crucial aspects of the quality of higher education at the USTP, allowing the identification not only of teacher training needs but also aspects, measures and institutional reforms to be implemented.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32544
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciencias_da_Educacao-Euridice_Helga_da_Cruz_Rodrigues_Aguiar.pdf3.94 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois